Advogado é detido pela Polícia Federal em Coari por corrupção eleitoral
A Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante nesta quarta-feira (2), o advogado Raione Cabral no município de Coari, acusado de corrupção eleitoral. A detenção ocorreu após ele ser filmado jogando dinheiro em uma praça pública, em um ato que chamou a atenção dos moradores do local. Raione declarou que o montante foi oferecido pela família de Adail Pinheiro (Republicanos) a um blogueiro.
Raione é uma figura proeminente na oposição em Coari e havia anunciado sua candidatura à prefeitura pelo partido Mobiliza, mas acabou desistindo para apoiar Harben Avelar (PMB). Em um vídeo divulgado pela sua defesa, eles alegaram que a prisão foi realizada de forma “covarde” e “sorrateira”, ressaltando que Raione não cometeu crime algum e que não sairão do local sem ele em liberdade.
A denúncia surgiu depois que Raione compartilhou um vídeo em aplicativos de mensagens, onde aparecia ao lado de Zé Real, um blogueiro conhecido por suas críticas à família Pinheiro. No vídeo, eles convidavam os cidadãos de Coari a participar de um evento na Praça do Cristo.
De acordo com o que foi gravado por ambos, Zé teria se infiltrado no grupo de Adail para coletar informações. “Era uma estratégia nossa”, afirmaram. Eles também sustentaram que o dinheiro que seria distribuído era um pagamento para “comprar Zé Real” e que “pertencia ao povo de Coari”.
Após tomar conhecimento da situação, a Polícia Federal se dirigiu ao local, confirmou a irregularidade e procedeu com a prisão de Raione. A equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria de Adail Pinheiro para obter um posicionamento sobre as alegações feitas no vídeo e aguarda uma resposta para atualizar a matéria.
A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) está intensificando o trabalho das equipes técnicas nos municípios do interior do Amazonas, avançando nos processos de regularização fundiária. Atualmente, os trabalhos estão concentrados em Itacoatiara, Urucurituba e Novo Airão.
Confira