You are currently viewing Amazonas busca adquirir sistema biométrico para emitir novo RG

Amazonas busca adquirir sistema biométrico para emitir novo RG

Amazonas busca adquirir sistema biométrico para emitir novo RG

Novo modelo, com numeração única e uso de QR code. Após o decreto federal que regulamenta uma nova versão da carteira de identidade, o Amazonas agora busca adquirir um sistema biométrico para poder emitir o documento.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o recurso é necessário para que o estado esteja integrado ao sistema do Governo Federal. Atualmente, o Amazonas está em processo de aquisição desse sistema, na fase de coleta em papel, tinta e fotografia 3×4.

Anúncios

O decreto que regulamenta o novo RG foi publicado no dia 23 de fevereiro de 2022 e entrou em vigor dia 1º de março. De acordo com o documento, a proposta é unificar a numeração da identidade em todas as unidades da federação, tudo isso por meio do Cadastro da Pessoa Física (CPF).

O Governo Federal informou que as secretarias de seguranças públicas de cada estado e Distrito Federal serão responsáveis pelo documento.

Por meio de nota, a SSP-AM disse que está concluindo o projeto e o Termo de Referência dos Serviços que serão necessários para implementação da tecnologia. O processo já está na fase de licitação.

De acordo com o órgão, nenhum estado começou a operar no novo modelo, pois é necessário a integração com as bases de dados do Tribunal Superior Eleitoral, Receita Federal e Polícia Federal ao mesmo tempo, fato que ainda não foi viabilizado. O diálogo está em fase de tratativas.

O Amazonas também faz parte de um grupo de trabalho com diretores dos Institutos de Identificação dos estados brasileiros, que busca implementar de forma mais rápida o novo modelo.

O prazo para que os institutos de identificação estejam aptos para emitir o documento termina em no dia 3 de março do ano que vem. A SSP ressalta que as carteiras de identidade antigas permanecerão válidas pelo prazo de dez anos, a partir de 23/02/2022.

Para pessoas com idade a partir de 60 anos, a carteira de identidade terá validade indeterminada.

Deixe um comentário