Você está visualizando atualmente Amazonas é o terceiro estado em recuperação econômica do País no segundo trimestre, diz consultoria

Amazonas é o terceiro estado em recuperação econômica do País no segundo trimestre, diz consultoria

Amazonas é o terceiro estado em recuperação econômica do País no segundo trimestre, diz consultoria

O Amazonas teve alta de 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre do ano e é o terceiro estado do País que mais cresceu no período, segundo dados da consultoria 4intelligence.

Estimativas feitas a partir de dados do IBGE sinalizam que o PIB nacional cresceu 1,6% no ciclo de três meses encerrados em maio frente aos três meses anteriores. Das 27 unidades da federação, 22 também avançaram nesse período, a grande maioria a taxas superiores à da média nacional.

O crescimento é liderado por estados do Norte e do Centro-Oeste. As cinco unidades da federação que mais cresceram nessa comparação são dessas regiões. Tocantins e Mato Grosso, com alta de 6%, são os estados com maior crescimento econômico no trimestre móvel.

Na sequência aparece o estado do Amazonas, com 5,4% de alta, segundo cálculos da consultoria. A alta está relacionada à recuperação da economia local após o forte impacto causado pela segunda onda da Covid-19, no início do ano, que fez com que o estado enfrentasse problemas, inclusive, de falta de oxigênio para atender às necessidades dos doentes.

A crise fez com que medidas restritivas à circulação fossem adotadas, inibindo o funcionamento da indústria, do comércio e dos serviços. Com o levantamento das medidas restritivas, o cenário da região mudou, aponta a analista de assuntos regionais da consultoria, Júlia Ghizzi. O PIB industrial cresceu 9,1% e o do comércio e serviços, 3,2%.

Deixe um comentário