Amazonas Energia lidera ranking das empresas com mais reclamações em 2020

Amazonas Energia lidera ranking das empresas com mais reclamações em 2020

Amazonas Energia lidera ranking das empresas com mais reclamações em 2020

A Amazonas Energia liderou o ranking das empresas com o maior número de reclamações em 2020 no Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon/AM). A concessionária teve 2.782 registros no atendimento geral do órgão. Em seguida, está a Águas de Manaus, com 671 reclamações; Claro S/A – Net, com 324; Vivo Telefônica, com 268; e Oi Fixo, com 195 registros.

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Empresas de telefonia, bancos, supermercados e lojas de eletroeletrônicos também figuram entre as mais citadas por consumidores ao longo do ano. As reclamações no atendimento geral compreendem denúncias via telefone, na sede do Procon-AM e nas redes sociais do órgão. O ranking com as 20 empresas mais citadas pode ser acessado no link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1TR2vK9cDoMwfLmhsr09k7t-YI-q4oRqY5jTci5FvPT4/edit#gid=0

A concessionária de energia elétrica também liderou o ranking das empresas com mais reclamações no ano anterior. No entanto, houve aumento de 15,43% no número de registros: em 2019, foram 2.410 reclamações e denúncias junto ao Procon-AM.

“Atribuímos esse aumento à pandemia da Covid-19, que tomou praticamente todo o ano de 2020. A população precisou ficar em casa e, como consequência, os utensílios eletrônicos foram mais utilizados. Vale ressaltar que o corte de energia por inadimplência chegou a ser proibido por um período, mas, mesmo assim, os consumidores relataram que a medida não foi obedecida. O Procon-AM segue acompanhando de perto as reclamações e denúncias da população, com o compromisso de equilibrar as relações de consumo e garantir que os serviços sejam entregues com eficiência”, afirmou o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe.

Atendimentos suspensos – O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) informa que os atendimentos na sede do órgão, na avenida André Araújo, 1.500, Aleixo, estão suspensos até o dia 31 de janeiro. A medida foi tomada em cumprimento ao Decreto nº 43.271 do Governo do Amazonas, de 6 de janeiro de 2021.

Neste período, os servidores do Procon-AM, que estão em regime de teletrabalho, realizam atendimentos somente pelo site http://www.procon.am.gov.br e pelos e-mails institucionais [email protected]ov.br (denúncias) e [email protected] (reclamações e dúvidas).

As reclamações registradas por e-mail devem ser acompanhadas de cópias dos documentos pessoais do consumidor, de comprovante de residência e de todo e qualquer documento que esteja relacionado à reclamação, como prints, cupom fiscal, fatura contestada, contrato celebrado entre as partes e afins.

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