Você está visualizando atualmente Amazonas estuda criar hospitais de campanha para Covid-19

Amazonas estuda criar hospitais de campanha para Covid-19

Amazonas estuda criar hospitais de campanha para Covid-19

A capital amazonense deve receber hospitais de campanha para adicionar cerca de 200 leitos a quantidade que já está disponível para atendimento de pacientes com diagnósticos confirmados de Covid-19. A medida tem sido adotada em estados com números elevados de casos de contaminação pelo novo coronavírus e foi anunciada nesta segunda-feira (30) pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam).

No Amazonas, o número de casos confirmados do novo coronavírus subiu para 151. Os números foram anunciados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) nesta tarde (30). Destes, 11 pacientes estão internados na UTI. Quatro pessoas no estado já se recuperaram e estão fora do período de transmissibilidade.

O Estado analisa a possibilidade de que pelo menos 200 leitos novos sejam instalados nos arredores do Delphina Aziz em estrutura de campanha. O uso de estádios e da Arena da Amazônia, que seria uma opção de local para a estrutura, segue fora de cogitação, a princípio, conforme explicado secretário de Saúde do Estado, Rodrigo Tobias.

“Nós estamos escolhendo a estrutura de campanha no Hospital Delphina Aziz por critérios técnicos. Temos rede de gases, elétrica, esgoto. Tudo isso entra como critério para a gente escolher o melhor lugar para ocupar esses leitos clínicos. Já temos conversado com iniciativa privada e Forças Armadas para a gente oferecer esse conjunto de estrutura de campanha”, explicou o secretário.

De acordo com secretário, atualmente o governo conta com 50 leitos de UTI no Hospital Delphina Aziz, situado na Colônia Terra Nova. “Pensando na expectativa de ampliação no número de leitos, estamos recebendo mais 10 leitos de UTI do Ministério da Saúde. E para uma fase dois, estamos identificando quais são os respiradores que temos hoje na rede e transferindo para o Delphina”, afirmou.

O secretário explicou ainda que 84 leitos clínicos, para questões de suporte, estão disponíveis na unidade. “A ideia é que numa fase mais ampliada tenhamos 350 leitos de UTI”, acrescentou.

Entre as medidas a serem adotadas, a Susam também afirmou que prevê a contratação de 600 profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros intensivistas, psicólogos, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem. Segundo Tobias, as contratações terão início nesta segunda (30) e a previsão é que seja concluída até dia 7 de abril.

“Estamos em fase de aluguel de 300 leitos de UTI com a empresa que ganhou licitação do Ministério da Saúde e a gente depende deles, de quando vão trazer os leitos pra cá. À medida que for chegando, vamos fazer essas contratações”, informou Rodrigo Tobias.

Para os municípios do interior, o secretário informou que será liberado a quantia de R$ 23,4 milhões, referente a primeira parcela do Fundo de Fomento, Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para que as prefeituras usem nas unidades de saúde.

“O uso desse recurso é para compra de insumos, EPI e todas as ações. Mais três parcelas ao longo do ano serão disponibilizadas para as ações do interior”, acrescentou.

Fonte: G1

Deixe um comentário