Você está visualizando atualmente Amazonas realiza multivacinação nas escolas para atualização do esquema vacinal

Amazonas realiza multivacinação nas escolas para atualização do esquema vacinal

Amazonas realiza multivacinação nas escolas para atualização do esquema vacinal

Com o objetivo de avançar nas coberturas vacinais em menores de 15 anos, o Amazonas inicia a estratégia de multivacinação nas escolas 2024 para esse grupo de pessoas com esquema vacinal atrasado, a partir desta terça-feira (19). A ação segue a recomendação do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação e as orientações constam na Nota Técnica Nº16 disponível em: https://abre.ai/je5V.

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), e as Secretarias Municipais de Saúde implementam a vacinação na escola em seus territórios até 19 de abril.


De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a estratégia de Vacinação na Escola, em 2024, segue a programação do Programa Saúde na Escola (PSE). “A estratégia de multivacinação nas escolas é para oportunizar o acesso àqueles que desejam atualizar sua caderneta de vacinação, mas não conseguem chegar no posto de saúde no horário de rotina”, explica. 

O responsável pela Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, informou que a FVS-RCP realizou treinamento junto aos coordenadores municipais de imunização para realização da campanha. “Saúde e educação é uma parceria que sempre dá certo e, neste momento, as etapas das ações na escola seguem os cronogramas programados pelas secretarias municipais de saúde que executam a vacinação em suas cidades”, esclareceu. 

Entre as atividades a serem realizadas, segundo a gerente de imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, estão ações educativas, além do reforço à importância da vacinação na prevenção de doenças imunopreveníveis.

“Essas ações devem ser implementadas em todos os municípios do estado. Além disso, a FVS-RCP dispõe de estoque estratégico de vacinas de rotina para disponibilizar e atender a estratégia de vacinação nas escolas”, destaca Angela. 

Multivacinação

A estratégia poderá envolver todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, visando resgatar todas as doses do esquema vacinal que estiverem faltando de crianças e adolescentes menores de 15 anos. As vacinas são: Poliomielite inativada (VIP), Poliomielite oral (VOP), Pentavalente, Tríplice Viral, Febre Amarela, Tríplice viral, HPV e Meningocócica ACWY.  

Deixe um comentário