You are currently viewing Amazonense Beto Simonetti é eleito presidente da OAB nacional

Amazonense Beto Simonetti é eleito presidente da OAB nacional

Amazonense Beto Simonetti é eleito presidente da OAB nacional

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) elegeu nesta segunda-feira (31) o advogado Amazonense, José Alberto Simonetti como novo presidente da instituição. Beto Simonetti, como é conhecido no meio jurídico, recebeu 77 votos favoráveis, dos 80 votos válidos, já que um dos conselheiros estava com Covid-19 e não foi substituído a tempo. O plenário da OAB é formado por 81 conselheiros. Na votação também foram registrados dois votos brancos e um voto nulo.

Anúncios

Simonetti foi eleito como candidato único para um mandato de três anos e será o sucessor de Felipe Santa Cruz na presidência da OAB. Ele assume oficialmente o cargo nesta terça-feira (1º) pela manhã, em Brasília. Também deve participar da cerimônia de abertura do ano do Judiciário realizada no Supremo Tribunal Federal (STF). Simonetti era conselheiro federal da OAB pelo Amazonas e atuava na gestão Santa Cruz como secretário-geral da instituição e coordenador do Exame da Ordem.

“O momento é de união e diálogo. Queremos construir pautas capazes de unir a advocacia. A OAB tem que dialogar com todas as instituições, com todos os Poderes. Minha proposta é uma gestão independente, inclusiva e participativa. Nossa principal missão será olhar para o dia a dia do advogado, que exerce uma profissão essencial ao estado de direito e ao devido processo legal”, afirmou o advogado amazonense.

Esta é composição da nova direção da OAB Nacional: José Alberto Simonetti, é o presidente; Rafael de Assis Horn, o vice-presidente; Sayury Silva de Otoni, a secretária-geral; Milena da Gama Fernandes Canto, será a secretária-geral adjunta; e Leonardo Pio da Silva Campos, atuará como tesoureiro.

Wilson Lima parabeniza Beto Simonetti

O governador do Amazonas, Wilson Lima, parabenizou o advogado amazonense José Alberto Simonetti, eleito para presidir a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nesta segunda-feira (31).

“É com muita alegria que parabenizo o advogado amazonense, José Alberto Simonetti, eleito novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil. Desejo sucesso e sabedoria na honrosa missão de comandar essa instituição fundamental para a democracia e a Justiça do nosso país”, declarou o governador, em postagem no twitter.

Perfil

Natural de Manaus, Beto Simonetti é advogado criminalista. Ele tem pós-graduação em Direito Penal e em Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Sua atuação na advocacia é voltada, principalmente, para a Justiça Federal e os tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Simonetti é casado com a Carol e pai da Beatriz e do Bernardo. Seu pai, Alberto Simonetti Cabral Filho, foi quatro vezes presidente da seccional da OAB no Amazonas. Seu irmão, Alberto Simonetti Cabral Neto, foi conselheiro federal e também presidiu a seccional.

Beto Simonetti está em seu quarto mandato como conselheiro federal da OAB pelo Amazonas e, em novembro de 2021, foi reeleito para começar o quinto mandato em 2022. Ao longo desses mandatos, desempenhou funções relevantes dentro do sistema OAB, como diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, corregedor-geral adjunto, ouvidor-geral do sistema OAB e secretário-geral do Conselho Federal. Ele também atuou, dentro da OAB Nacional, pela aprovação do projeto que se tornaria a Lei de Abuso de Autoridade.

*Com informações do Gazeta do Povo

Deixe um comentário