Você está visualizando atualmente Anatel aponta que rompimento de cabos causou queda de internet em Manaus

Anatel aponta que rompimento de cabos causou queda de internet em Manaus

Anatel aponta que rompimento de cabos causou queda de internet em Manaus

Um rompimento de cabos causou a queda da internet e de serviços de telefonia em Manaus, neste sábado (17), segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O problema começou no início da manhã e persistiu durante a tarde em vários pontos da cidade.

Segundo a Anatel, o problema foi ocasionado pelo duplo rompimento de cabos que ligam Manaus a Porto Velho, por volta de meio dia. O problema só foi solucionado às 14h.

No entanto, a agência ainda não sabe dizer quais os motivos que ocasionaram o rompimento das fibras.

O problema também foi confirmado pela Associação Brasileira de Internet (Abranet). À Rede Amazônica, o vice-presidente da entidade, Jesaias Arruda, explicou sobre a falha nos serviços.

“Nós não tivemos um apagão total, mas tivemos indisponibilidade das três operadoras e a Claro foi a única trabalhando no momento, o que ocasionou uma sobrecarga em cima do serviço dela em alguns momentos gerando instabilidade também”, disse Arruda.

Em uma padaria localizada no Aleixo, na Zona Centro-Sul da cidade, a falha no serviço afetou as vendas do dia. Segundo o atendente Abel Neto, muitos clientes deixaram de fazer suas compras já que não há como fazer transferência de dinheiro. “As pessoas usam mais o PIX, mas sem internet, sem conexão, não tem como fazer a venda”, afirmou.

Usuários ouvidos pelo g1 também apontam que não conseguem fazer ligações ou receber chamadas.

Em nota, a Claro disse que os serviços da operadora estão funcionando normalmente na capital. Já as outras operadoras ainda não se pronunciaram sobre o problema.

Já a TIM disse que alguns clientes da companhia na capital podem estar enfrentando dificuldades em trafegar dados móveis e utilizar a internet, devido a falhas. Porém, técnicos da empresa ainda estão atuando para restabelecer os serviços na região o quanto antes.

Por fim, a Vivo informou que os serviços em Manaus já estão normalizados. “Alguns clientes podem ter encontrado dificuldade na utilização dos serviços em função de uma falha no meio de transmissão que atende a localidade. Equipes atuaram para regularizar o serviço no menor tempo possível”, disse a empresa.

Fonte: G1 Amazonas

Deixe um comentário