Você está visualizando atualmente Após Audiência pública sobre apagões aéreos no Amazonas, Anac anuncia retomada de voos

Após Audiência pública sobre apagões aéreos no Amazonas, Anac anuncia retomada de voos

Após Audiência pública sobre apagões aéreos no Amazonas, Anac anuncia retomada de voos

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), presidida pelo deputado Átila Lins (PP), realizou ontem (3), uma audiência pública para tratar sobre os apagões aéreos para o interior do Amazonas. Durante a audiência, o diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Ricardo Bezerra, anunciou a retomada imediata do funcionamento dos aeroportos dos municípios de Coari, Barcelos e Eirunepé.

A medida, visa solucionar os vários apagões que os municípios do Amazonas sofreram no último mês, com cancelamento de voos regulares feitos pela MAP/PAssaredo, que segundo a empresa, tiveram que ser cancelados porque os aeroportos estariam fechados por problemas operacionais.

Estiveram presentes na Audiência Pública; Tayse Brandão Figueiredo, gerente de gestão de aeroportos, representando a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero); Adriano Mendonça Ponte, secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais em Brasília, representando o Governador do Estado do Amazonas; e Airton Pereira, diretor de comunicação e Relações Institucionais da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR).

Ricardo Bezerra explicou que os três aeroportos foram liberados sem a homologação das Estações Meteórica de Superfície.

“Liberamos mesmo sem certificar as estações. Esse é um fator de risco que tem que ser observado pela aviação; o piloto precisa saber das condições das pistas, ainda mais no Amazonas”, explicou.

Os deputados da bancada amazonense que participaram da reunião foram ácidos nas críticas aos representantes do governo federal e das empresas, mesmo com o anúncio da retomada dos voos e funcionamento dos aeroportos.

O deputado Bosco Saraiva (Solidariedade), se retirou da reunião descontente e chegou a prevê que a empresa Passaredo, que adquiriu a MAP Linhas Aéreas, logo vai abandonar a praça amazonense como fez a sua antecessora. Ele disse que a Anac maltrata os parlamentares amazonenses.

No mesmo tom, o deputado Sidney Leite (PSD) chegou a afirmar que a Anac agiu por interesses empresariais e não pelo interesse da sociedade.

O diretor da Anac respondeu que os parlamentares amazonenses sempre foram bem tratados e que jamais a agência agiu por interesses comerciais. “Nossa maior preocupação é a segurança”, disse. Ele explicou que vários aeroportos em que a MAP operava no interior do Amazonas estavam sem a Especificação Operativa (EO) pela qual são autorizados os pousos.

“Desde julho deste ano a Anac está com lupa em cima da MAP. A gente tem feito vistoria constantes na empresa e tinha notado a degradação da manutenção de algumas aeronaves. Das três aeronaves que a MAP possui, duas estão paradas e outra foi retirada porque constatamos trinca no casco”, revelou.

Durante a Audiência, o secretário nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Saggioro, que disse que os investimentos do governo federal na aviação regional no Amazonas chegam a R$ 200 milhões. Além de anunciar, que no próximo ano passarão por reforma geral, os aeroportos de Eirunepé, Coari e Lábrea.

Deixe um comentário