Você está visualizando atualmente Após tragédia em Capitólio, Josué Neto alerta sobre risco de visita às cachoeiras em período chuvoso

Após tragédia em Capitólio, Josué Neto alerta sobre risco de visita às cachoeiras em período chuvoso

Após tragédia em Capitólio, Josué Neto alerta sobre risco de visita às cachoeiras em período chuvoso

Após a tragédia em Capitólio (MG), que teve 10 vítimas fatais, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Josué Neto alertou a população amazonense sobre os riscos de frenquentar as cachoeiras de Presidente Figueiredo no período de chuvas intensas.

“Sobre o acidente hoje em Minas Gerais, Capitólio, que sirva de exemplo aos amazonenses que frequentam as cachoeiras de Presidente Figueiredo. As áreas rochosas devem ser evitadas em período de chuvas pois as trombas d’águas são muito comuns”, recomendou Josué.

Cabeça d’água

A cabeça d’água (popularmente conhecida como tromba d’água), que causou a tragédia em Capitólio, é um fenômeno natural que ocorre quando chove na cabeceira do rio ou em alguma parte alta de seu curso, oferecendo risco aos banhistas que são pegos de surpresa pelo aumento repentino do volume de água e da força da correnteza. Mas ela não chega necessariamente sem aviso.

De acordo com João Paulo Santos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM), a cabeça d’água pode dar alguns sinais de sua chegada, exigindo atenção especial. “O leito do rio começa a subir, a água fica mais turva. Pode ser que traga mais galhos de árvore com a correnteza”. Mas o bombeiro reforça que o bom senso é a principal ferramenta para se proteger contra esse fenômeno, devendo o banhista sempre verificar a previsão de tempo, avisos da defesa civil e evitar visitar cachoeiras e cursos d’água em períodos chuvosos.

Tragédia em Capitólio

A tragédia em Capitólio foi registrada nesse sábado (8). Dez pessoas morreram, e os últimos corpos foram resgatados nesse domingo (9). Segundo últimas informações, ao menos 32 pessoas ficaram feridas.

Deixe um comentário