Você está visualizando atualmente Belarmino Lins anuncia que desistiu de disputar eleição para presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas

Belarmino Lins anuncia que desistiu de disputar eleição para presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas

O deputado estadual Belarmino Lins (PP) disse nesta quinta-feira (24) que desistiu de disputar a eleição para presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), marcada para o dia 1º de fevereiro. A disputa caminha para a aclamação do deputado Josué Neto (PSD).

Belão anunciou a desistência em uma nota enviada à imprensa. Confira a nota na íntegra:

NOTA PÚBLICA

Em reunião ocorrida na residência do empresário Francisco Garcia, presidente regional do PP (Partido Progressista), no final da tarde desta quinta-feira (24), o deputado estadual Belarmino Lins (PP) decidiu retirar sua candidatura à presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Presentes à reunião, além de Garcia e Belão, o deputado federal Átila Lins (PP) e os deputados estaduais Dermilson Chagas (PP), Dr. Gomes (PRP), Abdala Fraxe (Podemos), Adjuto Afonso (PDT) e Álvaro Campelo (PP). Eis a Carta ao Povo Amazonense lavrada ao final da reunião em que Belão destaca a sua retirada da disputa presidencial em nome da “pacificação do Parlamento”:

AO POVO AMAZONENSE

Ao longo da minha trajetória política, sinto-me verdadeiramente realizado por todas as conquistas alcançadas. Encontro-me na oitava legislatura consecutiva, e fui o segundo parlamentar a exercer consecutivamente a Presidência da Mesa por três biênios, refletindo a confiança dos colegas, e a responsabilidade em administrar a Casa do Povo para o povo.

O lançamento da minha candidatura à Presidência neste novo biênio para o 4º mandato deveu-se à manifestação voluntária e aos anseios de parte da base veterana da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. A necessidade de uma mão firme para guiar a transição entre Governos orientou parte dos colegas a estimularem essa postulação, principalmente por enxergarem na minha história um exemplo de coragem, lealdade, transparência e competência no comando de um Legislativo muitas vezes distante das realidades do nosso Estado, e dos seus próprios servidores.

Nunca me furtei à responsabilidade de lidar com temas polêmicos, nunca fui escorregadio ou temi represálias. Sempre soube me posicionar, imprimindo seriedade a todos os meus mandatos. Essa trajetória me honra, e esse orgulho levo adiante na execução e no desenvolvimento das minhas atividades parlamentares. O povo sempre foi o meu principal horizonte, e as melhorias que eu pude imprimir nesse percurso tornaram-me o mais longevo Parlamentar em exercício de toda a história do Parlamento do Estado do Amazonas.

A minha história é composta por honrosas realizações, iniciadas com mudanças estruturantes depois de 50 anos de abandono do Legislativo. Construímos o novo complexo do Parlamento do Amazonas para o digno e correto exercício da atividade legislativa, que anteriormente encontrava-se desenvolvida em instalações não condizentes com a relevância e pungência econômica e social do nosso Estado.

Ademais, promovemos relevantes reformas e investimentos na área de recursos humanos, por meio da criação da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, valorizando e capacitando o nosso servidor para prestar o seu melhor desempenho na proteção aos interesses da coletividade.

Tratando nos nossos servidores, instituímos o Plano de Carreiras, Cargos e Salários nunca anteriormente vislumbrado e existente, e organizamos a Instituição para a realização do concurso público para cargos efetivos depois de quase três décadas, equipando o Legislativo com mão-de-obra qualificada em estrita observância aos princípios que regem a Administração Pública.

Construímos, ainda, o Centro Técnico denominado Jornalista Humberto Calderaro , oferecendo condições dignas aos servidores aposentados e da melhor idade.

Os melhoramentos estruturais não ficaram adstritos à sede da ALE-AM, criamos o estacionamento configurado para comportar 700 vagas, de modo a darem todo o suporte ao prédio-base: Edifício José de Jesus Lins de Albuquerque – a sede do Poder Legislativo do Estado do Amazonas, cujo auditório conta com capacidade de 360 lugares.
Destacamos ainda, no panorama social, a autoria da Medalha do Mérito Legislativo, que anualmente agracia personalidades de destaque no Estado e também nacionalmente.

Essa minha contribuição foi buscada novamente pelos colegas parlamentares, o que muito me enobrece pela consideração. Todavia, por primar pelo respeito à democracia e à vontade de todos os demais componentes, novos e antigos, deste Parlamento, DECIDI que, por ora, a minha contribuição poderá ocorrer de outra forma, conectando-me diretamente com os anseios do povo que me elegeu para mais este mandato. E é neste trato direto, ouvindo as reclamações, entendendo as necessidades e defendendo os meus eleitores que meu mandato cumpre a sua verdadeira função, livre de qualquer vaidade, orgulho ou pretensão.

Assim, venho por meio desta nota agradecer a confiança e o apoio dos colegas Dermilson Chagas, Álvaro Campelo, Abdalla Fraxe, Adjuto Afonso e Dr. Gomes, que nobremente consideraram nosso nome para guiar os passos desta Casa Legislativa, e informar que retiro a minha candidatura para que a vontade dos demais colegas seja respeitada.

Assim, diante do exposto, aproveito a oportunidade para me dedicar com mais afinco ao meu mandato, desejando toda a sorte aos novos titulares destas funções no primeiro biênio de 2019/2020, e lembrando que estaremos sempre atentos à novel administração para que ela jamais se distancie das aspirações da coletividade e do povo amazonense, único titular deste Mandato a nós todos conferido. Com esta decisão, buscamos pacificar o Parlamento do Amazonas para que atue dentro dos preceitos da união e da ultimada preservação do interesse público do nosso Estado.

Ass: Deputado Belarmino Lins – PP

Deixe um comentário