Você está visualizando atualmente Boi Bumbá Caprichoso é tricampeão do 57⁰ Festival Folclórico de Parintins 2024

Boi Bumbá Caprichoso é tricampeão do 57⁰ Festival Folclórico de Parintins 2024

Boi Bumbá Caprichoso é tricampeão do 57⁰ Festival Folclórico de Parintins 2024

Após três noites intensas de apresentações no Bumbódromo, no Amazonas, a agremiação boi Bumbá Caprichoso é tricampeão no 57⁰ Festival Folclórico de Parintins 2024. A apuração aconteceu nesta segunda-feira (1º), direto da arena onde o evento é realizado.

Este ano, o Boi Caprichoso conquistou o tricampeonato consecutivo, com o tema “Cultura – O Triunfo do Povo”, e o seu 26º título na história do boi Bumbá.

Temáticas

Na primeira noite (28), o Boi Caprichoso, proclamou o “Triunfo do Povo” com foco nas culturas: culturas plantadas, nascidas e sustentadas no meio da Amazônia Brasileira, magistralmente triunfal no entrelaçar de negros e negras, indígenas, ribeirinhos e ribeirinhas, mestres e mestras da cultura popular local.

Na segunda noite (29), em que a “tradição” foi o fio condutor da narrativa, o Boi Caprichoso pediu licença para falar daquilo que cultiva com todo o cuidado: as tradições que dão vida ao bumbá.

O Boi Caprichoso fechou sua participação no Festival de Parintins este ano levando para o bumbódromo a temática “Saberes: o reflorestar das consciências”, em exaltação a ancestralidade e aos conhecimentos milenares.

Os jurados, especialistas em cultura e tradições folclóricas, avaliaram 21 itens que compõem as performances dos bois-bumbás, analisando as toadas, alegorias e os personagens de cada agremiação. E então atribuem notas que variam de 0 a 10, podendo incluir casas decimais para precisão máxima.

Deixe um comentário