Você está visualizando atualmente Caio André inaugura nova Diretoria de Comunicação da CMM homenageando jornalista Haroldo Furtado

Caio André inaugura nova Diretoria de Comunicação da CMM homenageando jornalista Haroldo Furtado

Caio André inaugura nova Diretoria de Comunicação da CMM homenageando jornalista Haroldo Furtado

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), inaugurou, nesta terça-feira (1º), as novas instalações da Diretoria de Comunicação (Dicom), homenageando o jornalista Haroldo Furtado de Paiva. O profissional exerceu funções como secretário de Comunicação do Estado, Prefeitura de Manaus e Diretor de Comunicação da CMM. Os familiares de Haroldo, que faleceu em 2021, aos 73 anos, participaram da solenidade.

A nova sala da Dicom foi ampliada e passa a ter 44m², possibilitando agrupar na redação 20 profissionais nas áreas de jornalismo, design, edição de vídeo, social media, fotografia, além de coordenadores e estagiários. A renovação também permitirá que produtos da TV Câmara, como o novo matutino da grade, “Bom Dia Câmara”, sejam exibidos direto da redação, em uma proposta mais moderna no estilo newsroom.

O presidente da CMM falou da importância da diretoria não apenas para facilitação da comunicação interna, mas principalmente ampliar a divulgação do trabalho dos vereadores.

“Nós esperamos que as pessoas se interessem ainda mais pelo que está sendo discutido aqui no poder legislativo municipal, e para isso nós contamos com o papel da imprensa para que isso seja divulgado e as pessoas passem a acompanhar, cada dia mais, a nossa programação”, ressaltou Caio André.

Além do presidente, também estiveram presentes os vereadores Glória Carratte (PL) e Antônio Peixoto (Agir).

 De acordo com o diretor de Comunicação da Câmara, Mário Marinho, o novo espaço está alinhado ao objetivo do presidente de levar para a população amazonense o acesso às informações do parlamento.

“A Câmara Municipal vive um novo momento desde o início da atual legislatura. O presidente Caio, assim que assumiu, deu para a direção a missão de aproximar o parlamento do cotidiano da cidade, e nós, imediatamente, planejamos ações que passaram pela programação depois para a parte estrutural”, pontuou Mário Marinho.

Dircom – Atualmente a Diretoria de Comunicação dispõe de 40 profissionais, incluindo os técnicos que atuam em setores como sala de corte, edição, estúdio de libras, suíte máster e áudio. Entre as atribuições, os servidores são responsáveis pela transmissão diária, em plataformas online e televisiva, de todas as sessões plenárias, solenidades e reuniões que acontecem na Câmara Municipal de Manaus.

A Dircom também adequou os estúdios onde serão transmitidos os dois jornais televisivos da Casa, sendo um deles a novidade da nova grade de programação. O primeiro, o “Bom dia Câmara”, estreia nesta terça-feira (31/07) ao vivo pela TV Câmara, canal 6.3. O segundo, o “CMM Notícias”, começa a partir das 18h.

Homenagem – A reinauguração da nova Dircom homenageia o jornalista Haroldo Furtado de Paiva. O jornalista nasceu em 12 de julho de 1948, no município de Tarauacá, no Acre, e atuou na área do jornalismo quando veio para o Amazonas. Ele faleceu no dia 16 de dezembro de 2021.

O comunicador passou por jornais como o A Notícia, A Crítica e atuou como correspondente da Revista Veja.

O filho de Haroldo Furtado, Haroldo Filho, participou da inauguração da Dicom nas dependências da Casa, junto a outros familiares do jornalista. Ele descreveu o sentimento de ter o nome do pai afixado na entrada do espaço.

“Estamos agradecidos por toda essa homenagem. Aqui é a Casa onde ele gostava muito de estar e escrever era uma paixão dele. Estamos todos aqui, filho, meu irmão, irmã dele está aqui e estamos muito felizes por isso”, disse Haroldo Filho.

 Haroldo Furtado também assumiu cargos como diretor de Comunicação da CMM entre os anos de 1999 e 2012 nas gestões dos ex-presidentes e vereadores Messias Sampaio, Nelson Azedo, Luiz Alberto Carijó e Isaac Tayah. O jornalista também coordenou a comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) e da Secretaria de Estado de Trabalho (Setrab).

No Governo do Estado, Haroldo foi secretário de Comunicação nas gestões de Gilberto Mestrinho e Amazonino Mendes, nas décadas de 80 e 90. Ele também foi secretário de Comunicação da Prefeitura de Manaus, na gestão interina de Luiz Alberto Carijó, em 2004.

Deixe um comentário