Você está visualizando atualmente Candidatos do AM fazem provas no primeiro dia do Enem 2020

Candidatos do AM fazem provas no primeiro dia do Enem 2020

Candidatos do AM fazem provas no primeiro dia do Enem 2020

Nesta terça-feira (23), os candidatos do Amazonas, participam do primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que foi adiado por conta do colapso enfrentado em janeiro, relacionado à segunda onda da Covid-19. O Estado possui mais de 160 mil inscritos. O governo decretou ponto facultativo e feriado escolar durante os dois dias.

Em Manaus, a abertura dos portões acontece às 10h30 nos dois dias de prova. O fechamento dos portões será às 12h. A aplicação das provas deve começar às 12h30, e encerrar às 18h neste primeiro dia. No segundo dia, amanhã (24), as provas devem encerrar às 17h30. A recomendação é que os participantes cheguem com antecedência aos locais.

Cronograma Enem 2020

  • Reaplicação: 23 e 24 de fevereiro
  • Divulgação dos resultados: 29 de março

Foi uma decisão da Justiça Federal do Amazonas que suspendeu, inicialmente, a realização da prova do Enem no Amazonas que estava marcada para o dia 17 de janeiro. As provas foram remarcadas para o dia 23 e 24 de fevereiro.

Conforme o documento, as provas ficaram suspensas no Amazonas enquanto durasse o estado de calamidade pública – por conta da pandemia – sob pena de multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento, até o limite de 30 dias.

Na mesma semana que o Enem foi suspenso no Amazonas, Manaus viveu um colapso com hospitais sem oxigênio, pacientes com Covid-19 foram levados para outros Estados, cemitérios estavam sem vagas e toque de recolher.

Nesta segunda-feira (22), o presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi, em entrevista à Rede Amazônica contou que o local de prova pode ter mudado.

“Todos devem acessar novamente o local para confirmar e não deve se basear o que foi em janeiro. Como nós tivemos desistência de escolas, e nos preparamos para esse momento, é importante que o cartão tem que ser visto agora. O participante tem que visitar a página no site do Inep”, disse.

Ainda segundo Mussi, diferente dos anos anteriores, este ano não haverá as listas com os nomes dos participantes em portas de salas. A medida foi tomada para evitar aglomeração. O candidato pode levar o cartão impresso ou no celular e apresentar ao fiscal antes de entrar na sala de aula.

Antes de entrar na sala, o candidato deve higienizar as mãos, respeitar o distanciamento entre as pessoas e usar máscaras de proteção durante todo o tempo.

Além dos candidatos do Amazonas, outras duas cidades de Rondônia suspenderam a prova devido à pandemia. Quase quatro mil candidatos participarão da reaplicação do Enem também nesta terça-feira (23) em Rolim de Moura e Espigão D’Oeste, em Rondônia.

Durante esses dois dias, também participam do exame as pessoas que pediram a reaplicação da prova por terem sintomas de doenças infectocontagiosas. Ao todo, foram 10.171 pedidos. O Inep informou que mais de 8 mil candidatos devem participar.

Fonte: G1 Amazonas

Deixe um comentário