Você está visualizando atualmente Capitão Alberto Neto propõe elaboração de tabela de procedimentos veterinários em todo país

Capitão Alberto Neto propõe elaboração de tabela de procedimentos veterinários em todo país

Capitão Alberto Neto propõe elaboração de tabela de procedimentos veterinários em todo país

O deputado federal Capitão Alberto Neto, por meio da Indicação n.1247/23, propôs ao Ministério da Saúde que seja elaborada e divulgada uma tabela de procedimentos veterinários em todo país, a exemplo do que é praticado em alguns estados, como em Santa Catarina.

“Pedimos ao Ministério que elabore e divulgue uma tabela nacional de procedimentos veterinários, nos moldes da tabela existente para os procedimentos do Sistema Único de Saúde. A tabela seria ferramenta essencial como referência pelos tutores dos animais para consulta, negociação e pagamento de despesas de atendimento veterinário”, explicou.

O parlamentar esclareceu que a medida é necessária para a garantia da saúde pública, uma vez que animais não tratados ou abandonados pelos tutores por falta de condições financeiras em arcar com os custos veterinários, aumentam a transmissão de zoonoses nas cidades.

“A elaboração de uma tabela de referência de custos de procedimentos na saúde veterinária é uma forma de educar a população e diminuir a pressão financeira sobre tutores e protetores animais”, esclareceu Capitão Alberto Neto.

A proposta tem como base a Recomendação nº 61/2018, do Conselho Nacional de Saúde, que considera os consultórios, clínicas, ambulatórios e hospitais veterinários como estabelecimentos de saúde e cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, e, portanto, de gestão do Ministério da Saúde.

Deixe um comentário