Você está visualizando atualmente Carnaval que gera emprego para artistas parintinenses

Carnaval que gera emprego para artistas parintinenses

Carnaval que gera emprego para artistas parintinenses

Não é de hoje que os artistas parintinenses dos bois garantido e caprichoso, dão um toque especial nos carnavais de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Considerada a Capital Nacional do Boi-Bumbá, desde 2017, o município de Parintins, esconde além de belezas naturais, talentos extraordinários que conseguem dar vida e movimentos a carros alegóricos que até então eram estáticos.

Atualmente, escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro têm investido nestes talentos, que com muito carinho conseguem dar um toque especial ao Carnaval. Uma delas é a escola de samba X9 paulistana que encontrou nos artistas o diferencial para os seus desfiles.

“A comunidade pode esperar carros alegóricos a altura da história da X9 paulistana. Com muito espelho e cores cítricas para o desfile de 2020”, disse o carnavalesco Pedro Alexandre, que enfatizou em um vídeo o trabalho dos artistas parintinenses que desde 1997 atuam diretamente na realização dos sonhos da comunidade, onde aplicam suas técnicas na construção das alegorias da X9 Paulistana.

Segundo o deputado federal, capital Alberto Neto (Republicanos) está exportação dos talentos de Parintins, se dar devido a consolidação de um grande trabalho que vem sendo realizado há muitos anos.

“E a consolidação da cultura do Amazonas. A cultura do boi bumbá, do boi de Parintins. São artistas renomados que não deixa nada a dever no mundo a fora. E a tendência é aumentar, pois o mundo inteiro tem curiosidade de conhecer o Amazonas. Por isso, precisamos divulgar mais a cultura amazonense ao mundo todo, ao divulga-la, estaremos valorizando o nosso estado”, disse Alberto Neto que está vigilante para divulgar este trabalho e criar condições para que os artistas consigam realizar sua arte.

Este ano, os artistas parintinense que antes só ficavam na construção das alegorias, serão homenageados pela escola de samba Estrela do 3° Milennio, de São Paulo, que trará como enredo “No coração da floresta nascem estrelas que brilham no meu Carnaval”.

Numa abordagem diferente, o carnavalesco Murilo Lobo, que conheceu a ilha da magia em 2018, assina seu terceiro enredo na agremiação, e mostrará na avenida o orgulho que os artistas parintinenses tem por sua terra e cultura.

“O desfile trará a história da ilha de Parintins, a formação do povo, lendas, belezas naturais, influencias culturais, religiosidade e crenças para explicar como nasceu essa aptidão artística que é exportada da ilha para o Rio de Janeiro, São Paulo, para o sul do país e até o mundo”, disse o carnavalesco.

O enredo também abordará o festival e como esta expressão cultura e folclórica projeta os anseios de um povo.

“Parintins é inspiradora e estes artistas que nos emprestam seus talentos e com suas mãos constroem nosso carnaval merecem esta homenagem. Vamos fazer um desfile emocionante, cheio de energia”, destacou o presidente da escola Gilberto Rodrigues.

Deixe um comentário