Você está visualizando atualmente Caso Flávio | Defesa emite nota e chama atenção de omissão da OAB-AM

Caso Flávio | Defesa emite nota e chama atenção de omissão da OAB-AM

Caso Flávio | Defesa emite nota e chama atenção de omissão da OAB-AM

Depois que cinco suspeitos foram indiciados pela morte do engenheiro Flávio Rodrigues, morto no dia 29 de outubro. Os advogados da família do engenheiro se manifestaram por meio de nota à respeito da conclusão do Inquérito Policial que durou mais de dois meses. Além de reconhecer o trabalho da Polícia Civil, os advogados questionaram o silêncio da Ordem dos Advogados do Brasil -Seccional do Amazonas, após tentativa de intimidação por parte da defesa de Alejandeo Valeiko.

“Inicialmente, é imprescindível reconhecer o empenho que a Polícia Civil Amazonense dispensou ao procedimento, mantendo uma condução responsável, diligente e imparcial da investigação, com o incontestável objetivo de elucidação do caso”, diz trecho na nota.

“Imperioso esclarecer, que nós não compactuamos, incentivamos ou praticamos qualquer ato que desqualificasse a atuação de nossos colegas advogados. Entretanto, não houve reciprocidade. Durante um dos interrogatórios na DEHS, o Advogado de um dos indiciados se insurgiu com a nossa presença, alegando que nós, Advogados da família da vítima, não poderíamos estar ali e que as diligências por nós acompanhadas, eram nulas. Quando indagamos qual a fundamentação legal de tal afirmação, ele sucumbiu ao silêncio. E este silêncio, é o espelho de uma atuação que procurou impedir e acovardar a advocacia por nós exercida, no entanto, não logrou êxito”, afirmam os advogados.

A contestação da defesa da família do engenheiro, é que mesmo a OAB-AM tendo conhecimento de que os advogados de Flávio sofreram tentativas de intimidação por parte da defesa de Alejandro, não se manifestou sob o conhecimento dos fatos retro narrados.

“Não houve manifestação da OAB/AM e tão pouco da Associação Brasileira dos Advogados Criminalista – ABRACRIM/AM, esta que após conhecimento dos fatos retro narrados, nada fez, mesmo tendo uma de suas associadas atacada em tal episódio. Na condição de Advogados, foi desagradável ver notas em defesa da Advocacia exercida pelos colegas constituídos pelos investigados, e ignorados os atentados à Advocacia ética, técnica e respeitosa por nós exercida”, consta em nota.

Os advogados afirmam, ainda, que aguardam manifestação por parte do Ministério Público Estadual (MPE-AM), e que assim que houver um momento oportuno, já que o Inquérito foi concluído recentemente, apresentarão um requerimento de Habilitação da Assistência à Acusação, por conta do dano sofrido.

“Estamos aguardando a manifestação do Ministério Público Estadual e, assim que o momento processual adequado se inaugure, apresentaremos o requerimento de Habilitação da Assistência à Acusação, exercendo a faceta mais humana da nossa profissão, que é a Advocacia Pro Bono, sem fazer dessa tragédia palco para prática de atos desrespeitosos e desumanos”, concluíram os advogados por meio da nota.

Deixe um comentário