Você está visualizando atualmente Casos de SRAG EM 2021 é nove vezes maior que no mesmo período do ano passado no AM

Casos de SRAG EM 2021 é nove vezes maior que no mesmo período do ano passado no AM

Casos de SRAG EM 2021 é nove vezes maior que no mesmo período do ano passado no AM

O número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nos dois primeiros meses de 2021 é nove vezes maior que o registrado no mesmo período de 2020, no Amazonas. A síndrome é causada pelo agravamento de outras doenças respiratórias, como a Covid-19.

Nos dois primeiros meses deste ano foram registrados um total de 9.762 casos de SRAG em todo o Amazonas, sendo 8.146 em janeiro, e 1.616 em fevereiro. No mesmo período do ano passado, apenas 231 casos graves da síndrome foram registrados, sendo 98 em janeiro e 123 em fevereiro.

Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), que afirma que o aumento está relacionado diretamente com a entrada do coronavírus no estado. Desde o início da pandemia, o Amazonas registra mais de 300 mil casos e 11 mil mortes.

Além disso, os sintomas da SRAG são bem similares aos sintomas da Covid-19, o que requer uma avaliação detalhada para o diagnóstico e dar início ao tratamento.

De acordo com a FVS, a Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) é causada por outras doenças respiratórias, como a Influenza H1N1, Adenovírus, e mais recentemente, o novo coronavírus. Os sinais e sintomas mais comuns da SRAG são: febre, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, dificuldade para respirar, falta de ar e falta de apetite, entre outros.

“A síndrome em si não vai levar a óbito. Infelizmente o que pode levar a óbito é a resposta do organismo ao vírus. De certa forma, o dano que o vírus vai causar no vírus”, disse o técnico, Alexsandro Melo.

Incidência e Prevenção

Ainda segundo a FVS, o período com maior incidência de casos de SRAG costuma ser de novembro a maio, quando acontece o inverno amazônico.

Por ser uma doença respiratória, as medidas mais indicadas são as mesmas já indicadas no tratamento de Covid-19 e de outras doenças respiratórias. O isolamento domiciliar, o uso da máscara, a lavagem das mãos e a utilização do álcool gel são apontadas como medidas que ajudam na prevenção.

 

Deixe um comentário