Ciro Gomes recebe título de Cidadão Amazonense em Manaus
O pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, recebeu o título de Cidadão Amazonense na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (17), em Manaus.
A honraria foi concedida ao pré-candidato durante uma sessão especial da casa legislativa em homenagem ao ex-senador Jefferson Peres, que morreu em 2008. A sessão contou com falas de deputados estaduais da Aleam sobre a vida e história do ex-senador.
Ciro Gomes acompanhou a sessão e, ao fim, recebeu o título de Cidadão Amazonense pela presidência da Aleam. Em seu discurso, ele lembrou momentos que teve com o Peres.
“Nossa convivência ao longo desses anos me permite afirmar que o Jefferson Peres faz muita falta ao Brasil nesse momento. Todos destacam a honradez, a decência, o espírito público e eu também faço esse elogio em tempos em que a apologia da ignorância, a apologia do ‘ rouba, mas faz’, praticamente prevalecem na luta política brasileira. Faz muita falta o testemunho de decência do Jefferson Peres”, disse.
O pré-candidato também relembrou ocasiões em que esteve no estado em anos anteriores e acontecimentos que levaram a Aleam a ceder a honraria para Gomes.
“Pouca gente sabe, mas eu já tive a honra e, veja que absurdo, de administrar uma seca extensa no lugar que tem o maior acervo de água potável do mundo. Eu tive que descer aqui para administrar uma seca em 2004”, lembrou Gomes.
Após a cerimônia, o pré-candidato à presidência participou de uma coletiva de imprensa, onde criticou o decreto que reduz o Imposto dobre Produtos Industrializados (IPI) em 25%.
“Agora, com essa canetada que levaram, eu acho que vocês vão acordar com o tamanho do crime, porque o Bolsonaro, em um momento de grave crise fiscal no país, faz um abatimento sem qualquer estudo de IPI. E a diferença do IPI que a Zona Franca de Manaus permite, é que faz a possibilidade de se existir uma indústria aqui. Se você equaliza o IPI nos outros lugares do Brasil, vocês vão destruir a indústrias de vocês”, disse.
Ainda durante a coletiva, Ciro Gomes também criticou os governos de Lula e Bolsonaro e disse que defende uma linha de pensamento diferente dos dois. Ele também falou sobre a alta no preço da gasolina e sobre propostas que tem para redução dos valores, caso seja eleito.