Com aumento de internações, hospitais em Manaus são adaptados para pacientes com Covid-19

Com aumento de internações, hospitais em Manaus são adaptados para pacientes com Covid-19

Com aumento de internações, hospitais em Manaus são adaptados para pacientes com Covid-19

Com 95 internações no domingo (28), o maior número desde maio quando foram registradas 82 hospitalizações, a Secretaria de Saúde do Amazonas ampliou de 12 para 40 os leitos de UTI para Covid-19 no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. Com a adaptação, a Secretaria antecipa segunda fase do Plano de Contingência Estadual para o Recrudescimento da Covid-19.

Anúncios

Conforme o plano, os 12 leitos de UTI do 5º andar, que eram para a Covid-19, se transformam agora em leito de UTI geral e os 40 leitos de UTI geral do 1º andar serão todos para pacientes de Covid-19.

Também foram mobilizados outros hospitais como o Adriano Jorge, na zona leste, e o Getúlio Vargas, na zona centro-sul, para receberem 27 pacientes não Covid-19 internados na UTI do 1º andar do HPS 28 de Agosto.  O hospital também vai reservar um outro andar exclusivo para leitos clínicos de Covid-19.

Na quarta-feira (23) o HPS Platão Araújo, já havia sido adaptado para receber pessoas acometidas pela doença. Foram usados 119 leitos da unidade – 89 clínicos e 30 de terapia intensiva – exclusivos para a Covid-19. Uma nova enfermaria com 31 leitos está sendo preparada para essa finalidade na unidade.

O governo cogita alugar leitos também em hospitais particulares como o  Nilton Lins, que no pico da pandemia funcionou como hospital de campanha.

“Nós vamos fazer uma reorganização. A rede tem capacidade instalada para absorver a demanda atual de casos de Covid-19, desde que a população colabore mantendo distanciamento social e todos os cuidados para não transmitir o vírus. Nós temos opções de leitos, mas precisamos organizar a rede para transformar hospitais especializados em outros atendimento para atendimento Covid-19”, disse o secretário Marcellus Campêlo.

Fonte: Amazonas Atual

Deixe um comentário