Você está visualizando atualmente Com reforço da prefeitura, busca ativa coloca Manaus entre os menores índices de faltosos

Com reforço da prefeitura, busca ativa coloca Manaus entre os menores índices de faltosos

Com reforço do prefeitura, busca ativa coloca Manaus entre os menores índices de faltosos

Em Manaus, 2,9% da população imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e no período de receber a segunda dose, ainda não foi tomar o imunizante, o que corresponde a aproximadamente 10 mil pessoas. A taxa, uma das menores do país, é resultado da busca ativa da Prefeitura de Manaus realizada no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), na avenida Umberto Calderaro, Parque 10 de Novembro. O serviço tem sido acompanhado de perto pelo prefeito David Almeida, que realizou algumas ligações para pessoas cadastradas no sistema.

“Esse serviço é fundamental para que possamos alcançar logo a nossa meta de vacinar, com as duas doses, 100% da população vacinável de Manaus. Hoje, temos menos de 3% de faltosos para a segunda dose, um dos melhores índices do país, e reduzindo ainda mais esse índice conseguiremos fazer com que a vida dos manauaras volte ao normal o mais rápido possível. Por isso, você que já recebeu a primeira dose, fique atento ao prazo para a segunda dose para que a sua imunização seja completa”, enfatizou o prefeito.

A busca ativa auxilia diretamente a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), uma vez que em alguns casos, a pessoa recebeu a vacina em Manaus, mas optou por tomar a segunda dose em outro Estado ou município. O serviço está sendo realizado por meio de uma parceria entre o CCC e a Fundação Municipal de Eventos e Turismo (Manauscult). São servidores da pasta de turismo, utilizando a estrutura do Centro de Cooperação para entrar em contato com a população de Manaus, parceria essa que deve continuar.

“Esse é o principal objetivo do CCC: atuar por meio de cooperação em situações fora da rotina da cidade, agilizando os serviços e priorizando a população, já que nenhum órgão é capaz de fazer isso sozinho. A determinação do prefeito David é de união entre as pastas e desde o início da pandemia”, disse Sandro Diz, superintendente do CCC.

Manaus é a segunda capital do Brasil vacinando a menor faixa etária e a secretária da Semsa, Shádia Fraxe, destaca que as vacinas contra a Covid-19 são a forma mais segura de controlar e baixar os índices de casos da doença, devolvendo Manaus à vida normal.

“É fundamental que a pessoa tome a sua segunda dose e complete seu esquema vacinal. Somente após o cronograma completo, a pessoa pode se sentir imune desse mal que vem assolando todos nós. Então eu peço que você que já tomou a primeira dose e está no período da segunda, não deixe de receber o imunizante”, disse Fraxe.

Na última semana, quase sete mil pessoas foram contactadas pelo Call Center da prefeitura e muitas agradecem o lembrete para a imunização. É o caso de Arlete Santos, que mora na zona Norte e recebeu a segunda dose no Centro de Convivência Padre Vignola.

“Depois que a primeira dose quase me derrubou com os efeitos pesados, eu pensei muito em não ir tomar a segunda. Mas, além do centro ser aqui pertinho de casa, vocês me convenceram que na segunda dose os efeitos não são tão grandes e eu resolvi tentar. Não é que vocês estavam falando a verdade? Não senti nadinha. Quer dizer, estou sentindo alegria e esperança por estar viva”, contou Santos.

O vigilante Cláudio Marques, 44, também recebeu a ligação para tomar a segunda dose. Cláudio conta que ficou feliz e que o reforço é importante. “Foi um reforço bom, muito bom para avisar o pessoal para tomar a segunda dose e quem sabe até a primeira, é importante lembrar a população sobre isso. Tomei a segunda dose e estou me sentindo aliviado e muito contente”, finalizou o vigilante, que tomou a segunda dose no ponto de vacinação do parque municipal do Idoso.

Deixe um comentário