Você está visualizando atualmente Comitê anticorrupção do Amazonas ingressa com ação no MP contra aumento do ‘cotão’ da CMM

Comitê anticorrupção do Amazonas ingressa com ação no MP contra aumento do ‘cotão’ da CMM

Comitê anticorrupção do Amazonas ingressa com ação no MP contra aumento do ‘cotão’ da CMM

O Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção ingressou, nessa segunda-feira, (20), junto ao Ministério Público do Amazonas (MP), com representação contra o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) vereador Davi Valente Reis (Avante) por agir contra o princípio constitucional da moralidade da Administração Pública e pedindo o cancelamento do aumento do cotão dos vereadores de Manaus.

Segundo o Comitê, no último dia 15, ao “apagar das luzes”, foi aprovado o Projeto de Lei n°. 673/2021, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus, que aumenta a verba de Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), de R$ 18 mil, para R$ 33 mil, ou seja, quase 84% sem justificativa plausível para tal aumento. Tal feito foi amplamente divulgado na imprensa local e nacional.

Para os coordenadores do Comitê, a Mesa Diretora da CMM, nesse ambiente pandêmico, a Câmara de Vereadores de Manaus vem agindo para majorar os seus benefícios, uma vez que em 2020, elevou os subsídios (salariais) dos vereadores, e agora, é a vez da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar.

A CMM, segundo a entidade da sociedade civil, agiu contra o princípio da moralidade da administração, porque não levou em consideração o momento social, econômico e sanitário do País, pelo contrário, os legisladores aproveitaram a pandemia aprovar projetos de leis objetivam benefícios aos legisladores.

Ao final da representação, o Comitê pede ao MP o acolhimento da representação; a notificação do vereador-presidente DAVID VALENTE REIS para responder pelos atos; e ações administrativas e judiciais cabíveis para o cancelamento do referido aumento do cotão dos vereadores de Manaus.

Deixe um comentário