Você está visualizando atualmente Comitê da Cidade Sul-Americana do Desporto visita Parque Municipal do Idoso

Comitê da Cidade Sul-Americana do Desporto visita Parque Municipal do Idoso

Comitê da Cidade Sul-Americana do Desporto visita Parque Municipal do Idoso

O Parque Municipal do Idoso (PMI), da Prefeitura de Manaus, recebeu nesta sexta-feira (23), a visita técnica do Comitê da Cidade Sul-Americana do Desporto. O objetivo foi conhecer o trabalho realizado em prol da qualidade de vida da população idosa em Manaus. Localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, o parque é considerado um dos principais pilares da Fundação Doutor Thomas.

Durante a visita, a comitiva acompanhou as atividades diárias que são oferecidas para o público da terceira idade naquele espaço que, inclusive, impulsionou a capital do Amazonas ser a primeira cidade da região Norte do Brasil a receber a premiação, em reconhecimento pela excelência no incentivo a práticas esportivas, por meio da Prefeitura de Manaus. O título foi concedido pelo comitê de avaliação da Aces Europe em dezembro de 2023, em Bruxelas, na Bélgica, com a chancela da (Unesco).

O modelo de trabalho recebeu a aprovação do presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto e membro da direção da Aces Europa, Nuno Santos. “Infelizmente um parque como este não existe na Europa, um parque para idosos. Estamos impressionados e, mais que tudo, penso que é uma aposta da prefeitura subsidiar toda esta gente, que esta gente precisa desses recursos”, disse o responsável pelo projeto Aces no Brasil.

Alto nível

O diretor-presidente da Fundação Manaus Esporte (FME), Aurilex Moreira, acompanhou a comitiva. Ele celebrou o reconhecimento das atividades desenvolvidas diariamente no local, que já pode ser considerado modelo para outras regiões do mundo.

“A comitiva está simplesmente encantada com o que viu aqui. Eles falaram que isso aqui não é algo para apresentar só ao Brasil, mas para o mundo. A população da Europa, uma população mais idosa, não tem essa atenção que Manaus dá aos idosos. Então, é um projeto que eles ficaram maravilhados com o que presenciaram e com o serviço prestado pela Prefeitura de Manaus, pela Fundação Doutor Thomas, pelo parque carinhosamente chamado Parque Municipal do Idoso”, destacou Aurilex.

Qualidade de Vida

Atualmente, o Parque do Idoso possui 1.700 idosos cadastrados e alcança, com suas múltiplas atividades, como hidroginástica, pintura, dança, pilates, desenho e oficinas, uma média três mil idosos por ano, contribuindo para a qualidade de vida e saúde dessa população, explicou a coordenadora administrativa do parque, Charmênia Sahdo.

“O Parque Municipal do Idoso há 21 anos trabalha a qualidade de vida. Ele não é só atividade física. A gente trabalha também a questão das oficinas, dos eventos, os encontros sociais. Então, o parque é completo. É um momento de encontro deles aqui. É de uma grande importância termos um espaço hoje como esse, mantido pela Prefeitura de Manaus. O idoso não paga nada para usufruir desses serviços aqui”, ressaltou.

Presença assídua

Frequentadora do Parque desde 2012, dona Júlia Penalber, de 76 anos, contou que a agenda cheia de atividades contribui para a melhora do dia a dia e até da autoestima. “Eu faço aula de canto, eu faço aula de alongamento, ginástica. Agora eu estou fazendo ginástica terapêutica, que é uma maravilha. Aqui, a gente melhora até a nossa autoestima. Muito, muito mesmo e minha vida sem o parque, não dá”, comentou.

Companheiro de dona Júlia há quase 50 anos, seu Etelvino Penalber, de 77 anos, também é presença confirmada no Parque. Pelo menos três vezes na semana, o aposentado se dedica às aulas de tênis de mesa, exercícios físicos e sinuca.

“Aqui o nosso relacionamento melhora, a gente vai se tornando mais sociável. Eu me sinto muito feliz, não teria em outro lugar, uma opção melhor. Eu estaria na minha casa assistindo televisão sentado o dia todo, sedentário e aqui não. O bom também é que ainda fortalece mais o nosso relacionamento”, enfatiza Etelvino.

Deixe um comentário