Você está visualizando atualmente Concurso para a Guarda Municipal da Prefeitura de Manaus teve mais de 24 mil inscritos

Concurso para a Guarda Municipal da Prefeitura de Manaus teve mais de 24 mil inscritos

Concurso para a Guarda Municipal da Prefeitura de Manaus teve mais de 24 mil inscritos

Mais de 24 mil candidatos realizaram, na tarde deste domingo (18), as provas da primeira etapa do concurso público para o preenchimento de 200 vagas na Guarda Municipal da Prefeitura de Manaus, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). O certame, coordenado pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), aconteceu em 47 locais, distribuídos por todas as zonas da cidade. A banca responsável foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Os candidatos tiveram 4h30 para responder à prova objetiva e escrever a redação.

O titular da Semad, Ebenezer Bezerra, acompanhou o processo, desde a distribuição das provas, pela manhã, até o encerramento. “Posso afirmar que foi mais um concurso realizado pela Prefeitura de Manaus de forma exitosa. Trabalhamos de forma coordenada com a Semseg e o IBFC, com apoio do prefeito David Almeida. Não tivemos intercorrências, os locais de prova estavam organizados, os horários foram cumpridos. Agora é aguardar o resultado”, avaliou Ebenezer.

O secretário da Semseg, Alberto Neto, também participou da organização. Ele destacou o olhar da gestão do prefeito David Almeida para a corporação. “O prefeito tem feito muitos investimentos na Guarda, desde viaturas, tecnologia, material e armamento. Faltava apenas resolver a questão de recursos humanos. Para contribuir com maior efetividade com a segurança, naquilo que cabe ao município. Esses 200 futuros guardas estão sendo muito aguardados”, disse.

Das 200 vagas oferecidas neste concurso, 190 são para ampla concorrência e dez para Pessoas com Deficiência (PcDs).

Os aprovados e classificados passarão por uma formação para ingresso na carreira de Guarda Municipal de Manaus. Durante o curso, receberão bolsa-auxílio no valor correspondente a 50% do valor da remuneração inicial do cargo, correspondendo a R$ 1.344,89. O pagamento do auxílio está previsto na Lei n.º 3.275, sancionada pelo prefeito David Almeida e publicada na edição n.º 5.766 do Diário Oficial do Município (DOM), da última sexta-feira, 16/2.

Vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), desde 2021, a Guarda Municipal passou a ser considerada órgão de Segurança Pública do Estado, por meio de emenda complementar que alterou a Constituição do Estado do Amazonas.    

Deixe um comentário