CPI da Saúde entrega relatório final ao Ministério Público do Amazonas

CPI da Saúde entrega relatório final ao Ministério Público do Amazonas

CPI da Saúde entrega relatório final ao Ministério Público do Amazonas

Ontem (30) o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, instaurada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) para apurar suspeita de desvios de dinheiro público durante a pandemia de Covid-19 e em gestões anteriores, foi entre ao Ministério Público do Amazonas (MPAM).

O documento também já foi entregue à Controladoria-Geral da União. O objetivo é dar aos órgãos de controle acesso a todo material obtido pela comissão.

De acordo com o procurador-geral, Alberto Nascimento Júnior, o documento vai passar por análise jurídica para que medidas sejam tomadas a partir das informações apuradas.

A CPI da Saúde foi realizada por 120 dias, e recebeu 41 depoimentos e denúncias que envolveram contratos firmados durante a pandemia e em gestões anteriores.

Segundo a CPI, o governo adquiriu 28 respiradores de uma empresa de vinha, que teria ligação com o marido da ex-secretária de Estado de Comunicação, Daniela Assayag, pelo valor de R$ 3 milhões. A Polícia Federal deflagrou uma operação que prendeu oito pessoas por suspeita de envolvimento no esquema, incluindo a secretária de Saúde da época, Simone Papaiz.

Também houve denúncia sobre o programa Anjos da Saúde, com investimento de R$ 6 milhões, criado por uma consultora particular que teria influência sobre os secretários de governo. Foi denunciado, ainda, o caso de uma lavanderia que lavou toneladas de roupas, mesmo sem ninguém no hospital.

Fonte: G1

Deixe um comentário