You are currently viewing Crianças da zona rural são imunizadas contra a Covid-19 em ação da Prefeitura de Manaus

Crianças da zona rural são imunizadas contra a Covid-19 em ação da Prefeitura de Manaus

Crianças da zona rural são imunizadas contra a Covid-19 em ação da Prefeitura de Manaus

Anúncios

Com a vacinação das crianças de 5 a 11 anos da comunidade Bela Vista do Jaraqui, na calha do rio Negro, a Prefeitura de Manaus abriu, na manhã desta quarta-feira, 9/2, na escola municipal Divino Espírito Santo, as ações de intensificação da imunização contra a Covid-19 nas comunidades rurais, terrestres e ribeirinhas da capital.

O trabalho, realizado em parceria pelas secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed), segue até o próximo sábado, 12, como estratégia para o retorno seguro às aulas presenciais na rede de ensino básico.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde da Semsa, Djalma Coelho, e o secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, acompanharam a abertura dos trabalhos na comunidade. Na escola, referência para as outras 30 comunidades do entorno, foram montadas três estações de vacinação, com a meta de vacinar, até o próximo sábado, 1,5 mil crianças.

Djalma Coelho destacou que a integração entre as áreas da Saúde e Educação, conforme recomenda o prefeito David Almeida, cumpre o objetivo de ampliar o acesso do público infantil à vacina e garantir maior proteção dos estudantes contra o novo coronavírus quando as aulas presenciais recomeçarem. “Estamos sentindo o impacto da desinformação e do movimento anti-vacina na cobertura vacinal das crianças brasileiras, por isso apelo aos pais que busquem informações seguras e levem seus filhos para vacinar. Estamos trabalhando firmemente para levar a vacina a todos”, pontuou.

O secretário Pauderney Avelino destacou a importância da vacinação para que o ambiente escolar esteja protegido e esclareceu que nenhuma criança deixará de ter acesso às aulas se não estiver vacinada. “Cobramos o certificado de vacinação como medida de monitoramento e incentivamos os pais a vacinar suas crianças. No entanto, mesmo aquelas com o cartão incompleto, terão livre acesso às salas de aula”, enfatizou.

A primeira criança a receber a vacina na Bela Vista do Jaraqui foi Mayana Ferreira de Souza, de 10 anos, que mora e estuda no local. Com o cartão de vacinação completo, ela foi elogiada pela equipe de vacinadores. O mesmo elogio foi dado à pequena Sabrina Souza Barroso, de 5 anos, levada à escola pela mãe, a agricultora Franciane Souza Quaresma.

Os trabalhos de vacinação, incluindo a preparação das escolas, o transporte dos imunobiológicos, a busca ativa das crianças não vacinadas e o atendimento nas unidades está sendo tecnicamente coordenado pela Divisão de Imunização e Distrito de Saúde Rural da Semsa e pela Divisão de Apoio Escolar e Divisão Distrital Rural da Semed.

Área rural

Além das comunidades da calha do rio Negro, a intensificação da vacinação contra a Covid-19 em Manaus está sendo feita na calha do rio Amazonas, onde a escola municipal Nossa Senhora de Nazaré, no assentamento Nossa Senhora de Nazaré, é polo para a vacinação das aproximadamente mil crianças de 5 a 11 anos, que vivem em 20 comunidades da região.

Já na área rural terrestre, também desde esta quarta-feira, as escolas municipais Neuza dos Santos e a Abílio Alencar estão funcionando como pontos de atendimento para as cerca de 4 mil crianças que moram nas 16 comunidades da BR-174 e da AM-010.

Para facilitar a ida das crianças até os locais de vacinação, nas duas calhas de rio e nas escolas que atendem os ramais rodoviários, a Semed está utilizando as lanchas escolares e os ônibus da rede municipal de ensino.

Além do público-alvo, todas as pessoas que ainda não tenham sido vacinadas na área rural estão sendo atendidas. Como a vacinação infantil precisa ser feita em local exclusivo, o público de 12 anos e mais tem uma estação de atendimento específica, separada das salas infantis. O atendimento geral dos públicos é uma diretriz da Semsa para aproveitamento de pessoal e logística nas regiões de difícil acesso.

Área urbana

A Prefeitura de Manaus também vai reforçar a campanha de vacinação infantil na zona urbana, com uma mega ação no sábado, com o apoio da Semed e também do governo do Amazonas, por meio das secretarias estaduais de Educação (Seduc) e Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-RCP).

Neste dia, 16 pontos de atendimento estarão abertos das 9h às 16h, para receber as crianças de 5 a 11 anos. A exemplo da zona rural, onde a ação ainda estará acontecendo, os menores e seus pais poderão contar com o transporte escolar municipal e estadual para chegar até as unidades de ensino e aos pontos estratégicos de atendimento.

Metas

A estimativa da Semsa é que nos quatro dias de intensificação da vacinação para a volta às aulas com segurança sejam vacinadas 20 mil crianças.

Apenas nesta quarta-feira, até às 14h, haviam sido aplicadas 3 mil doses, aumentando para 52 mil o número de crianças vacinadas desde o dia 17, quando a campanha de imunização contra a Covid foi aberta para o público infantil, na capital.

A população total de 5 a 11 anos de idade, em Manaus, é de 260 mil crianças e a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é alcançar 90% desse público.

Deixe um comentário