Você está visualizando atualmente David Almeida destaca investimentos no esporte durante abertura da ‘Copa Zico’

David Almeida destaca investimentos no esporte durante abertura da ‘Copa Zico’

David Almeida destaca investimentos no esporte durante abertura da ‘Copa Zico’

O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, nesta quinta-feira (25), a abertura oficial da “Copa Zico”, evento esportivo realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ação, que contou com a presença do craque do Flamengo e da seleção brasileira, Zico, aconteceu na arena poliesportiva Amadeu Teixeira, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Oeste, e é parte da celebração pelo Dia do Estudante.

Durante a ação, David Almeida enfatizou a felicidade em poder trazer para cidade um ícone do futebol e impulsionar a transversalidade entre o esporte e a educação na formação dos jovens de Manaus.

“É um privilégio, como representante da Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, poder receber um evento tão grandioso como esse e que, aqui, a gente possa garimpar talentos e moldar essa juventude a partir do exemplo do Zico que, além de uma lenda do futebol, é um exemplo para o povo brasileiro. Ele nasceu em uma periferia, jogava futebol na rua e tinha um talento que foi descoberto e lapidado, transformado em uma joia preciosa para toda a população brasileira. Estaremos dando essa oportunidade para os alunos da rede municipal. Vamos trabalhar esporte e educação alinhados na formação dessa nova geração”, disse o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, destacou que esse é um dos muitos eventos importantes que a prefeitura realizará em Manaus unindo esporte e educação.

“Hoje é um dia muito especial para a educação municipal de Manaus. Hoje, nossa cidade está em festa com a presença do ‘Galinho de Quintino’ em um evento lindo que terá a participação dos nossos alunos. Essa Copa finaliza em outubro com mais um superevento, que será a competição dos amigos do prefeito David contra os amigos do Zico. Somos uma gestão que valoriza a educação, o esporte, o meio ambiente, enfim, que valoriza a nossa cidade”, pontuou Dulce.

Torneio

A Copa Zico ocorrerá até o dia 28 de outubro e vai envolver quase 5,7 mil crianças de 8 a 12 anos das escolas da Semed, em oito etapas de competições de futebol, que contará com 32 equipes por etapa, divididos em times masculinos do Sub-09, Sub-11, Sub-13 e Sub-15, e feminino, nas categorias Sub-09 e Sub-11.

Zico agradeceu bastante a recepção dos alunos e espera encontrar em Manaus um grande talento no futebol. “É um grande prazer estar em Manaus, já vim aqui umas três vezes e sempre fui muito bem recebido, com muito carinho e alegria. Agradeço muito essa parceria com a Prefeitura de Manaus, com a secretaria de Educação. Espero que a ‘Copa Zico’ seja um grande sucesso e que daqui saiam grandes nomes para o futebol nacional, essa ‘garotada’ precisa de oportunidade na vida e isso só acontece por meio da educação e do esporte. Que a Copa seja um sucesso em Manaus”, desejou o craque.

Os jogos acontecerão em campos com dimensões oficiais, que também serão adaptados de acordo com as etapas.

‘Copa Zico’

A “Copa Zico”, idealizada pelo próprio craque do futebol, teve início em 2008 e com um único objetivo: dar oportunidade a novos talentos, mas, principalmente, integrar classes diferentes dos jovens apaixonados por futebol.

Grandes nomes do futebol já passaram pela “Copa Zico”, como Vinícius Júnior, que estreou no Flamengo e hoje é atacante do Real Madrid e o meio-campista Arthur Melo, ambos jogadores da seleção brasileira.

O aluno Juan Lucas Nascimento, de 10 anos, do 5º ano na escola municipal Poeta João Cabral de Melo Neto, nunca viu o Zico jogar, mas é fã do grande craque do Flamengo. “Eu sou flamenguista, sonho em um dia ser um grande jogador, e o Zico é a minha grande inspiração”, disse o jovem.

Parceria

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também participa do evento. Ela será responsável por recolher as garrafas PET, durante a abertura da “Copa Zico”. Mais de 15 mil garrafas devem ser coletadas. A pasta dará o apoio com cem bags, duas carretas e cem trabalhadores dando suporte à coleta seletiva no evento.

Equipes de Educação Ambiental da Semulsp estarão no local para orientar os alunos sobre o descarte correto dos resíduos. Os “Garis da Alegria” farão apresentações com músicas lúdicas de sensibilização ambiental.

Após o recolhimento das garrafas recicláveis, o material será transportado pelas carretas da Semulsp e direcionado às cooperativas e associações que reciclam o material. A ação da Semed, em parceria com a Semulsp, tem o objetivo de fortalecer a cultura de reciclagem e diminuir o fluxo de garrafas direcionadas aos rios, igarapés e aterro sanitário.

A Semulsp atuará antes, durante e após o evento, fazendo a limpeza do local. Os trabalhadores do órgão realizaram serviços de capinação e pintura de meio-fio nas avenidas adjacentes, como Constantino Nery, Lóris Cordovil e Pedro Teixeira.

Deixe um comentário