Você está visualizando atualmente David Almeida encaminha à CMM projetos de criação do Fundo Manaus Esporte e do Conselho Municipal de Desportos

David Almeida encaminha à CMM projetos de criação do Fundo Manaus Esporte e do Conselho Municipal de Desportos

David Almeida encaminha à CMM projetos de criação do Fundo Manaus Esporte e do Conselho Municipal de Desportos

Incumbido de transformar Manaus em uma referência esportiva no país, o prefeito David Almeida encaminhou, nesta terça-feira, (7), dois projetos de lei à Câmara Municipal de Manaus (CMM) que possibilitam a criação do Fundo Manaus Esporte (FME), que ficará no lugar da atual Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), e do Conselho Municipal de Desportos.

“Com a assinatura das mensagens, estamos tirando a Semjel da estrutura da Secretaria Municipal de Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e a transformando em uma estrutura independente dentro da Secretaria Municipal de Educação, a Semed. Desta forma, poderemos buscar recursos e fazer os investimentos necessários no esporte, na formação e na diversificação em toda a cidade. Essa é uma das áreas mais importantes da nossa gestão e vamos avançar bastante com essa decisão”, explicou Almeida.

Para o subsecretário da Semjel, Aurilex Moreira, a retomada esportiva da cidade de Manaus passa pela revitalização da pasta, visto que os gestores terão autonomia para buscarem recursos para os projetos que serão implantados na capital.

“A criação da Fundação Manaus Esporte vai trazer mais autonomia. Agora, passamos a ser uma administração direta ligada à Semed. Isso vai nos garantir mais capacidade de fazer captação de recursos federais e estaduais”, afirmou Moreira.

Vale ressaltar que a capital amazonense já conta com 17 núcleos esportivos permanentes por toda a cidade. Porém, a expectativa é de criar mais 50 pontos, por meio do programa “Manaus Esportiva” e fomentar o surgimento de novos talentos em Manaus. Os atletas que se destacarem serão encaminhados ao programa “Manaus Olímpica”, para serem assistidos pelo poder municipal e possam desenvolver suas habilidades no alto rendimento.

Tramitação

O chefe da Casa Civil, Rafael Bertazzo, explica que já nesta quarta-feira, 8/6, as mensagens serão encaminhadas aos vereadores, para que os projetos sejam discutidos e aprovados. Ele frisa que a gestão municipal irá utilizar o esporte como uma arma importante para combater graves problemas da sociedade, inclusive de saúde pública, como a obesidade.

“A gestão do prefeito David Almeida trata o esporte de uma forma muito setorial, tanto como uma forma de prevenção a doenças, fortalecendo o setor da saúde, quanto de inclusão social. O esporte evita várias doenças e afasta as crianças de mazelas sociais. Então, a Fundação do Esporte visa criar políticas públicas para o esporte e o conselho vai captar recursos. Precisamos de mecanismos para essa captação de recursos e receitas próprias para o desenvolvimento do esporte”, finalizou.

Deixe um comentário