Você está visualizando atualmente Deputada Alessandra quer ampliar o atendimento da Fundação Alfredo da Matta

Deputada Alessandra quer ampliar o atendimento da Fundação Alfredo da Matta

Referência nacional e internacional em Dermatologia Sanitária, a Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (Fuam) terá um atenção especial da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A garantia é da vice-presidente da Casa, deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), que assegurou empenho máximo do seu mandato e do próprio Poder Legislativo na luta por mais recursos no orçamento para ampliação do centro de saúde localizado na rua Codajás, na Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus.

Na manhã desta sexta-feira (15), a vice-presidente da Aleam fez uma visita institucional ao Alfredo da Matta, atendendo ao convite do diretor presidente Ronaldo Derzy Amazonas. Na ocasião, a deputada Alessandra e sua equipe ouviram numa apresentação as principais demandas da instituição.

Segundo Ronaldo Amazonas, a Fundação Alfredo da Matta tem cinco desafios fundamentais para os próximos anos: criar o Plano Diretor de Tecnologia da Informação, para digitalizar e modernizar os processos administrativos e de atendimento; revitalizar a parte física da sede; implantar um projeto de eliminação da hanseníase nos municípios das calhas dos rios Juruá, Purus e Madeira, onde a incidência da doença é maior; e instituir uma fundação de apoio para captação de recursos junto a organismos nacionais e internacionais e vender serviços, criando assim mecanismos para auto-sustentação da fundação.

Outro desafio que será reforçado pela parlamentar é a luta pela valorização dos servidores do Alfredo da Matta e do sistema de saúde de forma mais ampla.

Alessandra informou que vai levar todas as demandas da direção do Alfredo da Matta à Assembleia e fazer esforços junto aos demais colegas do Legislativo para fortalecer a fundação do ponto de vista orçamentário. No mesmo sentido, a deputada também vai pedir o apoio do senador Eduardo Braga (MDB) para liberação de recursos no Ministério da Saúde, em Brasília. Uma reunião de trabalho será marcada nos próximos dias para discutir o assunto.

“A Fundação Alfredo da Matta contará com atenção especial do meu mandato e da Assembleia Legislativa, pois realiza um trabalho de referência nacional e internacional. Vamos fortalecer a fundação com emendas impositivas, articulação junto à bancada federal e outros mecanismos que iremos estudar ainda”, assegurou Alessandra.

Para Ronaldo Amazonas, o apoio da Assembleia e particularmente da deputada Alessandra aos pleitos da Fundação Alfredo da Matta trarão muitos benefícios para a população que precisam de atendimento especializado na área de Dermatologia.

“A visita da deputada foi extremamente importante, não só pela amizade que temos, mas, sobretudo, pela visão que ela tem da saúde e pela importância que ela tem hoje no cenário do político do Estado. Vai poder nos ajudar bastante nos projetos que temos em andamento”, comentou o diretor presidente.

Hoje, o orçamento anual da fundação é de R$ 24 milhões, sendo R$ 20 milhões apenas para a folha de pagamento. O diretor presidente explicou que busca ampliar o valor captado junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e que também está criando uma fundação de apoio para receber recursos oriundos de emendas parlamentares.

Deixe um comentário