Você está visualizando atualmente Deputado Delegado Péricles aponta melhorias para Policlínica Cardoso Fontes

Deputado Delegado Péricles aponta melhorias para Policlínica Cardoso Fontes

Deputado Delegado Péricles aponta melhorias para Policlínica Cardoso Fontes

O deputado estadual Delegado Péricles (PSL) realizou visita técnica na Policlínica Cardoso Fontes,Centro, Zona Sul, na manhã desta sexta-feira (12), e constatou a ausência de estrutura e assistência adequadas para pacientes diagnosticados com tuberculose no Amazonas. Durante visita, Péricles foi informado que até mesmo o aparelho de raio-x está inativo há quase dois anos e sem data prevista para fim da manutenção.

Diante da situação, o parlamentar se comprometeu a encaminhar imediatamente requerimento com os pontos observados para as secretarias de Estado de Assistência Social (Seas) e Saúde do Amazonas (Susam) a fim de que medidas sejam tomadas.

“Tenho mantido contato com grupos de combate e prevenção de tuberculose no Amazonas e venho constatar pessoalmente que todas as problemáticas que foram levadas até mim por esses grupos são realidade e precisam ser urgentemente sanadas. Hoje não temos nem máquina de raio-x na principal unidade hospitalar segmentada para esse tipo de tratamento. A saúde não pode esperar”, afirmou o parlamentar.

Além do aparelho de raio-x, Péricles verificou que a unidade está sem veículo de apoio há mais de um ano e precisa de atenção na estrutura. Profissionais atuantes no tratamento de tuberculose levantaram para o deputado a constante luta pela presença de um fisioterapeuta na equipe multidisciplinar, a necessidade de cestas básicas e a possibilidade de passe-livre para pacientes em tratamento.

“Todas essas necessidades serão encaminhadas aos órgãos responsáveis e acompanhadas por mim e minha equipe. Cardoso Fontes é responsável, hoje, por 60% do diagnóstico de TB no Estado. Estamos na lista de capitais com mais casos. Precisamos agir e mudar essa realidade”, concluiu.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Manaus registrou 2.333 casos novos de tuberculose em 2018. A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas do corpo humano. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, sendo de transmissão aérea, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir.

Deixe um comentário