Você está visualizando atualmente Deputado Josué Neto afirma “existe um movimento para acabar com a Zona Franca”

Deputado Josué Neto afirma “existe um movimento para acabar com a Zona Franca”

Deputado Josué Neto afirma “existe um movimento para acabar com a Zona Franca”

 

“Está existindo um movimento para iludir o povo brasileiro dizendo que temos muitos impostos e que a culpa disso é o Modelo Zona Franca de Manaus (ZFM)”. A declaração é do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto (PSD), feita da tribuna do Parlamento, na manhã desta terça-feira (18), sobre a intenção do presidente Jair Bolsonaro (PSL), de diminuir o imposto sobre produtos das áreas de telefonia e informática, afetando diretamente o Polo Industrial de Manaus (PIM).

No último domingo, em sua conta no Twitter, o presidente Bolsonaro falou da sua intenção de reduzir, por meio do Ministério da Economia, de 16% para 4% o imposto sobre produtos importados das áreas de tecnologia da informação, como computadores e celulares. “Está claro, se analisar a fundo as palavras do presidente Bolsonaro, que ele está jogando para o Brasil inteiro que temos muito imposto e ele vai começar a diminuir. Se quer diminuir, comece pelo Imposto de Renda. Pelo ICMS ou qualquer outro. Mas não nos impostos que irão prejudicar a Zona Franca”, declarou Josué Neto.

Para o presidente da Assembleia é deliberada a intenção do Governo Federal de orientar a opinião pública brasileira contra o modelo ZFM “no sentido de dizer que a grande carga tributária do país é culpa do Amazonas”. “Eles estão confundido a cabeça do brasileiro de que temos que diminuir imposto. Mas vai diminuir imposto daqui? Os incentivos daqui? Eles (sul e sudeste) acham que a Amazônia é do tamanho do Cerrado ou do Pantanal. Não é. Eles não têm consciência do tamanho da Amazônia. Eles são ignorantes mesmo. Se perguntar ao Paulo Guedes (Ministro da Economia) qual a maior cidade do Amazonas ele não sabe. Eles são ignorantes e não conhecem a realidade do Amazonas”, afirmou Josué Neto.

Leseira baré

Josué Neto afirmou ainda que está partindo do ministro Paulo Guedes as orientações ao presidente Jair Bolsonaro contra o Modelo Zona Franca de Manaus. “Minhas criticas vão ao ministro Paulo Guedes. Acho que é ele que está plantando isso na cabeça do presidente, porque a gente sabe que, como qualquer outro Executivo, prefeito ou governador, ele (presidente) não tem formação em economia e não tem a capacidade ainda de entender a economia (do Amazonas). Então só pode ser o Paulo Guedes que está colocando esse tipo de leseira baré na cabeça do presidente”, disse o presidente da Assembleia.

Protagonista

O presidente Josué Neto lembrou que partiu da Assembleia as mobilizações que garantiram a vitória da última batalha do modelo ZFM junto ao Superior Tribunal Federal (STF) no caso dos créditos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de insumos produzidos na Zona Franca de Manaus.

“Como aconteceu com o IPI cerca de 40 dias atrás, e aqui não quero fazer criticas, é uma constatação, eu não vi uma movimentação à altura da nossa bancada federal. Eu não vi. Eu vi muita gente falando na imprensa de Manaus, falando pra galera, mas ir até lá (Brasília), vi pouquíssimos. Houve articulações vindas dessa Casa mas ninguém fala isso. É necessário que a gente possa se unir no sentido de mais uma vez derrubar como derrubamos o IPI. É impossível ouvir esse tipo de informação e ficar calado! É muito importante a gente se movimentar”, declarou Josué Neto.

Deixe um comentário