Deputado Pablo defende ajuda aos municípios do AM atingidos pela cheia

Deputado Pablo defende ajuda aos municípios do AM atingidos pela cheia

Deputado Pablo defende ajuda aos municípios do AM atingidos pela cheia

O socorro aos municípios do sul do Amazonas, que estão embaixo d’água por causa da cheia dos rios que cortam a região, foi o tema da reunião entre a bancada de deputados federais do Amazonas e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Anúncios

A reunião aconteceu na sede do ministério, em Brasília, onde deputados relataram a situação de calamidade vivida pelos municípios de Eirunepé, Envira, Ipixuna, Itamaratí, Juruá, Boca do Acre, Carauarí, Guajará e Pauiní.

O deputado federal do Amazonas, Delegado Pablo, revelou ao ministro que milhares de famílias estão com as casas alagadas e vivendo em abrigos da prefeitura ou junto de parentes.

A situação fica ainda pior por causa da pandemia do coronavírus, que obriga as pessoas a manter distanciamento social. “A situação é de caos! Ruas e casas alagadas, falta de empregos, hospitais lotados e dificuldade em manter o isolamento social”, disse Pablo.

O deputado cobrou do ministro o envio de alimentos, água potável, materiais de higiene e colchões para os desabrigados. “Os municípios precisam de ajuda urgente para enfrentar a cheia dos rios, com socorro imediato a milhares de famílias”, cobrou.

Segundo o deputado, quando a cheia terminar e o nível das águas baixar, será a vez de reconstruir as cidades. “Os municípios vão precisar de apoio para reconstruir o que foi destruído pela alagação. Será um trabalho difícil”, acrescentou.

Embora os municípios do Amazonas estejam acostumados à subida e descida das águas, neste ano a cheia superou as marcas de anos anteriores. A previsão é que o Estado tenha uma das maiores alagações da história, superando a cheia de 2012, quando mais de 50 municípios ficaram embaixo d’água.

O ministro Rogério Marinho disse que o governo Federal está atento à “tragédia vivida pelas cidades do Amazonas”, e que o ministério vai enviar a ajuda solicitada pelos deputados e prefeitos.

Deixe um comentário