Você está visualizando atualmente Deputado propõe que porto de Itacoatiara seja administrado pelo governo do AM

Deputado propõe que porto de Itacoatiara seja administrado pelo governo do AM

Desde que foi inaugurado, em junho do ano passado, o porto da cidade de Itacoatiara, no interior do Amazonas, recebe apenas pequenos barcos de passageiros. Projetado para atracação de navios e balsas e receber cinco mil containeres, o porto está subutilizado há 15 meses, recebendo apenas embarcações de pequeno porte.

A subutilização do porto foi denunciada nesta quarta-feira (18) pelo deputado estadual Fausto Jr, que disse que esteve em Itacoatiara conversando com moradores e empresários, que relataram o problema.

De acordo com o deputado, o porto é administrado pelo governo Federal, mediante o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). O problema, segundo Fausto, é que o porto não tem licença alfandegária, ou seja, não pode cobrar taxas de recebimento e embarque de mercadorias, o que impede a circulação de cargas.

“É um verdadeiro elefante branco que custou R$ 68 milhões e até agora não recebeu ou embarcou nenhum container”, reclamou Fausto Jr.

Construído à margem do rio Amazonas, numa localização estratégica para abastecer as empresas de Manaus e facilitar o escoamento da produção industrial, o porto de Itacoatiara possui amplo estacionamento para caminhões, área para balsas e um complexo frigorífico para atender o setor pesqueiro.

“Mesmo com toda essa estrutura, o porto funciona apenas como área de passageiros. Jamais foi usado para sua atividade fim”, cobrou o deputado.

Na tentativa de resolver o problema, o parlamentar terá uma reunião amanhã (quinta-feira – 20) com os diretores do Dnit, em Manaus. Fausto Jr. vai sugerir que o porto de Itacoatiara seja administrado pelo governo do Amazonas, como já é feito com os portos da capital.

“Seria uma estratégia para resolver o problema alfandegário e, dessa forma, utilizar 100% da capacidade de embarque e desembarque de cargas”, propõe o deputado.

Outra saída seria a concessão do porto à iniciativa privada. “Tenho certeza que várias empresas têm interesse na administração do porto. Seria uma alternativa para movimentar a economia do interior”, finalizou Fausto.

Deixe um comentário