Deputado Roberto Cidade afirma “Temos que diminuir número de vítimas de trânsito”

Deputado Roberto Cidade afirma “Temos que diminuir número de vítimas de trânsito”

Deputado Roberto Cidade afirma “Temos que diminuir número de vítimas de trânsito”

Durante a solenidade de abertura da programação do Maio Amarelo, pelo Governo do Estado, na manhã desta quinta-feira, 09, no Centro de Convenções Vasco Vasques, o deputado estadual Roberto Cidade (PV), que preside a Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, destacou que é necessário intensificar as ações e criar alternativas que ajudem a diminuir os números de violência no trânsito.

Anúncios

De janeiro a março deste ano, a Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) da Secretaria de Segurança Pública, registrou 1.114 vítimas lesionadas por acidente de trânsito; até abril, foram 92 vítimas fatais em todo o Estado. Em Manaus, nos mesmo período, foram registradas 54 mortes em acidentes de trânsito. O levantamento foi feito pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). Alguns dos principais cenários destes casos são as avenidas Autaz Mirim, Cosme Ferreira e Camapuã, localizadas na Zona Leste da capital.

“O Brasil é o 4° no ranking mundial de violência no trânsito. Criar projetos e apoiar políticas públicas que mudem essa realidade é nossa obrigação. Somente no Amazonas, são milhares de pessoas lesionadas e centenas de mortos. Somente com a conscientização de todos é que conseguiremos maior eficiência nas campanhas”, declarou Roberto Cidade.

Ainda durante a solenidade, o deputado lembrou das constantes operações Lei Seca, realizadas pelo Detran-Am, nas principais vias da capital, e que tem ajudado a dimunir os núemros de acidentes.

“Apesar da criação de um mês para discutir os cuidados com o trânsito, as ações precisam ser desenvolvidas o ano todo, por isso quero parabenizar o Detran Amazonas que todos os finais de semana realiza a Operação Lei Seca, abordando centenas de condutores, coibindo a combinação bebida e direção, ao mesmo tempo que se torna um reforço para a segurança pública nas ruas da capital”, concluiu.

Em Manaus, as principais causas de acidentes com mortes são: excesso de velocidade, bebida e uso de celular no volante, respectivamente nessa ordem.

Sobre a programação do Maio Amarelo

Durante todo o dia e também nesta sexta-feira, 10, o Detran-AM estará no Centro de Convenções Vasco Vasques com um mutirão para entrega de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) sem agendamento, e emissão de Credencial para Vagas Especiais de Estacionamento, por meio de parceria com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). A entrega de CRLVs será feita das 8h às 18h. Serão realizadas também ações educativas para crianças e adultos, além de discussões envolvendo instituições públicas, privadas e a sociedade civil organizada para a promoção de um trânsito mais seguro.

 

Deixe um comentário