Você está visualizando atualmente Deputado Roberto Cidade destaca atuação do governador Wilson Lima no combate ao vírus da gripe H1N1

Deputado Roberto Cidade destaca atuação do governador Wilson Lima no combate ao vírus da gripe H1N1

Durante a Sessão Plenária desta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (PV) parabenizou a atuação do governador Wilson Lima (PSC) pelas ações adotadas para combater o avanço do vírus H1N1 no Estado, como o decreto da situação de emergência na saúde, e a instituição do Comitê Intersetorial, que tem o objetivo de propor ações e acompanhar a implementação de medidas de monitoramento e enfrentamento à gripe H1N1,visando a prevenção.

Na noite de quarta-feira (27), o governador teve uma reunião com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e a bancada amazonense em Brasília, e conseguiu a antecipação do início da campanha de vacinação prevista para abril e que agora deverá acontecer na segunda quinzena de março. Até o momento, são 12 mortes em todo o Estado, sendo oito em Manaus, duas em Manacapuru, uma em Parintins e uma em Itacoatiara. Outros 195 casos já foram registrados e estão sendo acompanhados.

“Foi muito importante essa solicitação que foi feita. Somente em 2018, tivemos quase mil mortes em todo o país por conta da H1N1 e essa antecipação é fundamental já que a vacina não se encontra com grande disponibilidade na rede pública e nem postos privados. Quando tem, ela chega a custar R$ 150, o que inviabiliza o acesso da população mais carente e no interior do Estado, o ribeirinho nem tem acesso à compra”, afirmou o deputado.

52 anos da Suframa

Durante o pronunciamento, Roberto Cidade também destacou os 52 anos da Superintendência da Zona Franca de Manaus, comemorado nesta quinta-feira. “A história da Suframa representa muitas conquistas para o nosso Estado, um modelo econômico baseado não somente nos incentivos fiscais, mas principalmente no desenvolvimento sustentável e agora, com um novo superintendente, esperamos que a luta pela perenização do modelo Zona Franca de Manaus, seja ainda maior”, destacou Cidade.

Ainda durante a fala, o deputado lembrou que a Zona Franca de Manaus já foi responsável por mais de 90% da economia do Estado, permitindo que o Amazonas vivesse um boom econômico e populacional, mas que os reiterados ataques de outras capitais brasileiras ao modelo e até mesmo a ausência de novas matrizes econômicas, fez com que a Zona Franca ficasse “fragilizada” .

“Fala-se em encontrar novas matrizes econômicas, mas enquanto não se encontra essa nova fórmula, temos que lutar pela manutenção dos incentivos existentes. Nessa data tão simbólica, eu desejo que a Suframa possa se reinventar e se adaptar às mudanças, gerando novas oportunidades e forte crescimento”, concluiu Roberto Cidade.

Deixe um comentário