Você está visualizando atualmente Detran Amazonas divulga calendário com novos prazos para Licenciamento Anual de Veículos

Detran Amazonas divulga calendário com novos prazos para Licenciamento Anual de Veículos

Detran Amazonas divulga calendário com novos prazos para Licenciamento Anual de Veículos

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que desde o dia 1º de janeiro já estão em vigor os novos prazos para o Licenciamento Anual de Veículos. No estado, o pagamento desse serviço pode ser feito de forma parcelada em até três meses. Contudo, quem paga antecipadamente, tem desconto no Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 5% a 10%.

Por exemplo, veículos com final de placa 1, podem ser licenciados até o dia 28 de março, porém, para obter o desconto de 10% no IPVA o pagamento deve ser feito em cota única até 31 de janeiro. Quem optar por licenciar em fevereiro, só conseguirá 5% de desconto no imposto e, em março o valor será integral.

O Detran Amazonas alerta que para a obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) é necessário efetuar, ainda, o pagamento do IPVA, a taxa do Detran e multas (caso o veículo conte com restrições).

Se uma dessas taxas acima não for paga, o veículo não será considerado licenciado e, se for parado pela Fiscalização, poderá ser removido ao parqueamento. Atualmente, nas blitze do Detran-AM, já é possível fazer o pagamento do licenciamento em atraso por meio do cartão de crédito ou débito.

Mesmo com a quitação do licenciamento numa blitz, estando ele em atraso, o condutor ainda é enquadrado com base no art.230 V, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que considera uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira de Habilitação.

Vale ressaltar que caso o licenciamento seja pago em atraso, o condutor deverá passar pelo Posto de Vistoria do Detran Amazonas, localizado na rua Walter Zuani, 85, bairro São Francisco, zona sul de Manaus.

Como licenciar

Para realizar o licenciamento, o proprietário deve acessar o site do Detran Amazonas (detran.am.gov.br/servicos/licenciamento-anual/) e solicitar o serviço. Depois basta inserir os dados do veículo e gerar o boleto da taxa, o do IPVA e das multas, se houver.

Deixe um comentário