Você está visualizando atualmente Dr. George Lins defende a vacina HPV Nonavalente na rede pública de saúde

Dr. George Lins defende a vacina HPV Nonavalente na rede pública de saúde

Dr. George Lins defende a vacina HPV Nonavalente na rede pública de saúde

Da tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil) defendeu, nesta quarta-feira (20), requerimento de sua autoria que solicita a disponibilização da vacina HPV Nonavalente na rede pública de saúde. A imunização é uma das formas de prevenir o câncer de colo de útero.

“Estamos hoje protocolando um requerimento, um indicativo ao Governo do Estado, porque a realidade do Amazonas é muito peculiar. Somente em dois estados do país, no Amapá e no Amazonas, o câncer de colo de útero é o mais incidente, e é um câncer 100% evitável. É mais barato investir na prevenção do que no tratamento oncológico”, disse o parlamentar ao justificar a importância da vacina Nonavalente para combater o câncer de colo de útero.

O uso da vacina nonavalente (HPV9) contra o papilomavírus humano (HPV) foi autorizado no Brasil desde março de 2023. No entanto, o imunizante está disponível apenas na rede privada; na rede pública, está disponível a vacina quadrivalente (HPV4), que confere até 70% de proteção contra o câncer de colo do útero.

O imunizante HPV9 confere proteção contra nove subtipos do HPV (6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58), alcançando uma proteção de cerca de 90% da doença. O HPV é uma infecção sexualmente transmissível e pode causar doenças como câncer de colo do útero, de pênis e no canal anal, entre outros.

Fotos: Leandro Castro

Deixe um comentário