Você está visualizando atualmente Dr. George Lins propõe festejo do Pirarucu Manejado de Fonte Boa como Patrimônio Cultural Imaterial

Dr. George Lins propõe festejo do Pirarucu Manejado de Fonte Boa como Patrimônio Cultural Imaterial

Dr. George Lins propõe festejo do Pirarucu Manejado de Fonte Boa como Patrimônio Cultural Imaterial

O tradicional festejo do Pirarucu Manejado do município de Fonte Boa, no Alto Solimões, poderá se tornar Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas. A proposta é de autoria do deputado Dr. George Lins (UB) e está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Segundo o deputado, o projeto tem como objetivo valorizar a cultura local e fortalecer a atividade pesqueira sustentável na cidade de Fonte Boa, além de impulsionar o turismo na região do Alto Solimões.

“Valorizar o festejo representa o fomento da cultura e do turismo de um dos maiores motores da economia de Fonte Boa: o pirarucu manejado. O município se destaca por sua produção e celebra isso por meio do festejo, que reúne toda a comunidade da cidade”, disse o deputado.

Dr. George também destacou que a propositura está em simetria com o Projeto de Lei, de autoria do vereador Raimundo Nonato da Silva Oliveira (Matozão), aprovado pela Câmara Municipal de Fonte Boa, que consagrou o festejo fonte-boense como grande Evento Cultural do município.

“Registramos também que o festejo certamente elevará o nível dos eventos culturais do município, promovendo geração de renda e intensificando o intercâmbio cultural e o turismo com maior divulgação da cidade de Fonte Boa, sem dúvida um dos municípios mais desenvolvidos do Alto Solimões”, finalizou o parlamentar.

A propositura também objetiva conscientizar a população sobre a importância da conservação do pirarucu e do ecossistema aquático, incentivando a prática de manejo adequado conforme as normas de sustentabilidade vigentes em nosso país.

Deixe um comentário