Você está visualizando atualmente Durante posse da OAB-AM, Jean Cleuter defende ZFM e combate a fake news

Durante posse da OAB-AM, Jean Cleuter defende ZFM e combate a fake news

Durante posse da OAB-AM, Jean Cleuter defende ZFM e combate a fake news

A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), agora tem um novo presidente empossado nesta sexta-feira, (8), em cerimônia realizada no Teatro Amazonas, Jean Cleuter. O advogado foi eleito o novo presidente para o triênio 2022-2024, junto com sua vice, Aldenize Aufiero. O evento contou com o corpo em peso da classe advocatícia do Estado, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), o presidente da OAB nacional, Beto Simonetti, entre outras autoridades.

Em seu discurso, Cleuter lembrou que o modelo zona franca é amparado pela Constituição Federal e é responsabilidade, conforme a legislação brasileira, o compromisso com a erradicação da pobreza e das desigualdades regionais provendo incentivos como isenções e reduções de tributos federais.

“Temos que pensar em um Brasil de forma larga e a ZFM é uma matriz econômica consolidada. A OAB amazonas está à disposição das autoridades competentes para colaborar e cooperar para o que for necessário nas lutas e embates para a preservação desse exitoso modelo econômico e com a manutenção dos 100 mil empregos necessário para a economia do Amazonas. Se a Zona franca não existisse nós não estaríamos aqui hoje”, declarou o presidente da OAB/AM.

Outro destaque na fala do Cleuter foi o posicionamento contra a desinformação. Segundo ele, a liberdade de expressão e de imprensa são asseguradas a todos os cidadãos e são uma vitória da democracia, no entanto, é preciso lutar contra as notícias falsas que devem ser “combatidas a todo custo”.

“As redes sociais e demais veículos de comunicação que são usados para propagar inverdades e atacar a honra de qualquer pessoa, não vamos permitir isso! Estaremos vigilantes para que tenhamos eleições limpas sem propagação de desinformação. Nossa defesa será sempre um favor para o pleno exercício da democracia e do voto consciente. Responsabilizando qualquer tentativa de ataque ao Estado democrático de Direito, sempre pautado pela independência da OAB”, reforçou Jean.

Junto a Cleuter compõem a diretoria da OAB-AM, a vice-presidente, Aldenize Aufiero; secretaria geral Omara Gusmão; tesoureiro, Sérgio Cruz; secretário-adjunto, Plínio Nogueira.

Presidente nacional da OAB

A nova gestão foi declarada empossada pelo presidente nacional da OAB, Betto Simonetti. Em fala durante o evento, ele assegurou que a defesa das vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus estão entre as prioridades dele como a frente a advocacia brasileira.

“Esse movimento é de levar para o debate nacional as questões do nosso estado. É hora de através de uma união de esforços encontrarmos uma solução para a ZFM cujo modelo já não comporta o desenvolvimento da região que tanto tem contribuído com o país, por isso não abriremos mão de nenhum projeto que beneficie o nosso povo. A defesa da nossa ZFM já uma das nossas prioridades”, disse Simonetti.

“O programa do Amazonas e do Norte é também um programa do Brasil, até porque as soluções para nova economia estão justamente aqui, em nossa casa, precisamos lidar com o nosso patrimônio natural com a sabedoria e com responsabilidade preservando a natureza e dela retirando as riquezas que precisamos”, completou.

A nova gestão, passa a administrar os interesses de mais de 17 mil advogados em todo Amazonas. Com a promessa de construir pontes entre o judiciário, legislativo, executivo e a sociedade civil, junto a Cleuter, passam a compor diretoria da OAB-AM, a vice-presidente, Aldenize Aufiero; secretaria geral Omara Gusmão; tesoureiro, Sérgio Cruz; secretário-adjunto, Plínio Nogueira.

As pautas femininas também devem ser priorizadas ao longo do biênio. Conforme Aldenize Aufiero a questão das mulheres em cargos de poder e a participação delas na política e na atuação a frente da sociedade civil devem estar em evidência.

“Eu pretendo estar ao lado das mulheres que hoje já são mais de 50% da OAB e em nível nacional, nos somos maioria. Então já avançamos e estamos avançando ainda mais nessas lutas para promover conquistas para as mulheres e contra o preconceito e a descriminação”, prometeu a vice-presidente da OAB/AM.

Deixe um comentário