Você está visualizando atualmente Eduardo Braga engrossou movimento em favor da derrubada de portaria que prejudica postos de trabalho

Eduardo Braga engrossou movimento em favor da derrubada de portaria que prejudica postos de trabalho

Eduardo Braga engrossou movimento em favor da derrubada de portaria que prejudica postos de trabalho

O senador Eduardo Braga (MDB/AM) engrossou, nesta terça-feira (09/07), o movimento pelo cancelamento da Portaria 309/2019, do Ministério da Economia, que reduz o imposto de importação sobre bens de capital e de informática e telecomunicações que não tenham produção nacional equivalente. Fora desse regime, as alíquotas são de 14% e 16%.

Se continuar a vigorar, a matéria pode comprometer a sobrevivência da indústria nacional e a manutenção dos 5 milhões de empregos, diretos e indiretos, gerados pelo setor. Mais de 15 mil deles estão no Amazonas.

“Essa matéria é inimaginável, absurda e tão ruim a ponto de assustar aqueles que estão no Paraná, no Rio Grande do Sul, em São Paulo, em Minas Gerais e na Zona Franca de Manaus”, afirmou o parlamentar durante audiência pública sobre o tema na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. “Tive a oportunidade de tratar desse assunto com o presidente Jair Bolsonaro. No dia 24 de junho, eu disse a ele que essa portaria iria atingir milhões de brasileiros que estão empregados”, acrescentou.

Eduardo defendeu as imediatas apresentação e apreciação de um decreto legislativo que revogue os efeitos da matéria. “Ele (decreto legislativo) susta a portaria e terá que haver uma manifestação do Supremo Tribunal Federal (STF) ou da Advocacia-Geral da União (AGU)”, explicou.

Aos representantes do setor e aos demais parlamentares, inclusive governistas, Eduardo esclareceu que não tem qualquer resistência à atualização tecnológica, à inovação e à competitividade, desde que elas não coloquem em risco a geração de emprego e renda no país. “Somos contra qualquer política pública que queira elevar a perversa estatística de 13 milhões de desempregados.”

Deixe um comentário