Você está visualizando atualmente Eduardo Braga pede providências do Governo Federal para assegurar fornecimento de milho ao setor primário do AM

Eduardo Braga pede providências do Governo Federal para assegurar fornecimento de milho ao setor primário do AM

O senador Eduardo Braga (MDB/AM) obteve, nesta terça-feira (05/06), o compromisso do ministro Blairo Maggi (Agricultura) de viabilizar, dentro do que for atribuição da pasta, o fornecimento do milho necessário para a criação de aves, suínos e peixes no Amazonas.

O setor, que gera mais de 20 mil empregos diretos no estado, enfrenta uma série crise em virtude da total dependência da importação do insumo. Produtores são obrigados a pagar caro por ele e impedidos de repassá-lo ao consumidor sob o risco de perderem espaço no mercado local para grandes concorrentes.

“Só quem vive e produz no Amazonas conhece a realidade. Os custos estão ficando impraticáveis, e os produtores não têm acesso a uma política de insumos”, disse o senador ao ministro, na presença de representantes do segmento no estado e de integrantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e da Associação de Avicultores do Amazonas.

Para garantir a sobrevivência do setor, seus representantes solicitaram ao ministério que fossem comercializados aos produtores do Amazonas, sob condições especiais, até 7 mil toneladas de milho ao mês por meio de leilões com subvenção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Esse volume representa menos de 10% do estoque da companhia hoje”, observou Eduardo Braga.

Além disso, pediram a ampliação do Programa Vendas em Balcão, permitindo o acesso de avicultores, suinocultores e piscicultores. Gerenciada pelo Conab, a iniciativa disponibiliza estoques de produtos rurais, como o milho, por meio de vendas diretas, a preços compatíveis com os praticados em pregões públicos ou com os dos mercados atacadistas locais.

Sensível à situação, Maggi pediu à equipe técnica da pasta para viabilizar o que for possível e orientou a comitiva liderada pelo senador a convencer os titulares dos ministérios do Planejamento e da Fazenda a liberarem a execução das demandas que representam algum custo, ainda que simbólico. “Vamos fazer o que for preciso”, afirmou Eduardo Braga.

Deixe um comentário