Eduardo sugere ações para enfrentamento da Covid-19 no AM

Eduardo sugere ações para enfrentamento da Covid-19 no AM

Eduardo sugere ações para enfrentamento da Covid-19 no AM

O senador Eduardo Braga (MDB) defendeu, neste sábado (23), três iniciativas para o enfrentamento da Covid-19, especialmente no Amazonas: ajuda emergencial às famílias que já não contam com auxílio federal, um planejamento para fabricação e distribuição de oxigênio e a imediata implementação do projeto apresentado por ele, já aprovado no Senado, que garante transparência e segurança à distribuição de vacinas.

Anúncios

“Não podemos deixar de recomendar algumas ações que são importantíssimas e que podem fazer a diferença entre a vida e a morte. É momento de trabalharmos com planejamento”, disse o parlamentar em vídeo publicado nas redes sociais.

Segundo Eduardo, o isolamento social – protocolo fundamental para evitar o aumento do contágio do coronavírus – só será, de fato, cumprido se houver ajuda emergencial às famílias, que já não contam com auxílio federal e buscam desesperadamente por alimentos e medicamentos. “Nós podemos, por meio da prefeitura e dos governos estadual e federal, estabelecer essa ajuda para o enfrentamento desse momento crítico que o país e, principalmente, o Amazonas passam”, afirmou.

Para que não falte mais oxigênio na rede pública da capital e do interior amazonenses, afirmou Eduardo, é essencial a realização de um planejamento que inclua a imediata instalação das usinas de produção do insumo, assim como a viabilização da entrega e da distribuição do que chega ao Estado pelas vias terrestre, fluvial e aérea.

Transparência

A distribuição no Brasil dos novos lotes de vacinas contra a Covid-19  exige transparência, ressaltou Eduardo, que reivindicou a implementação de um projeto apresentado por ele, e já aprovado no Senado, que estabelece protocolos para rastreamento de vacinas e soros no Sistema Único de Saúde (SUS) e cria uma carteira digital de vacinação. “Para que tenhamos todas as informações necessárias e a segurança de que estamos fazendo o certo com a vacinação contra o coronavírus: priorizar aqueles que são essenciais neste momento e garantir que estamos salvando vidas”, disse. O PL 5217/2020 ainda depende da apreciação da Câmara dos Deputados.

Homenagens

Ainda no vídeo veiculado nas redes sociais, Eduardo prestou condolências aos amazonenses que perderam familiares e amigos para a Covid-19. Ele lamentou o falecimento, na sexta-feira (22), de Rosemary Pinto, diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). “Que comandou o enfrentamento da primeira onda, demonstrando coragem e capacidade dos cientistas amazonenses e brasileiros”, disse o senador, que também destacou a perda da amiga Júlia Pereira, ocorrida neste sábado.

Deixe um comentário