Você está visualizando atualmente Em Novo Airão, Governo do Amazonas fortalece setor primário com linhas de crédito, implementos agrícolas e mudas

Em Novo Airão, Governo do Amazonas fortalece setor primário com linhas de crédito, implementos agrícolas e mudas

Em Novo Airão, Governo do Amazonas fortalece setor primário com linhas de crédito, implementos agrícolas e mudas

O Governo do Amazonas abriu linhas de crédito e entregou implementos agrícolas, além de mudas de cítricos e café, aos produtores do município de Novo Airão, nesta sexta-feira (19). Também anunciou a compra de 4,5 toneladas de alimentos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que beneficiará 15 produtores locais da região. 

O governador Wilson Lima destacou que a ação do Governo do Estado fortalece a produção rural do município.  “Mais uma vez nosso governo está vindo para fazer entregas que definitivamente mudam a vida das pessoas. Eu imagino a felicidade de quem tá recebendo um implemento agrícola, uma muda, de quem tá recebendo alimento do nosso Programa de Aquisição de Alimentos, quem tá recebendo o maquinário”, disse Wilson Lima. 

O secretário de Estado de Produção Rural, Daniel Borges, enfatizou que os investimentos reafirmam o compromisso do governo com os produtores do município. “Estamos adquirindo 4,5 toneladas e essa produção também fica no próprio município e garante a segurança alimentar”, disse o secretário. 

Por meio da Sepror, foram entregues 1,8 mil mudas entre citros (laranja e limão) e de café, distribuídos para 60 produtores rurais da região. Cada produtor recebeu 1 kit (30 mudas de café) ou (20 mudas de laranja e 10 de limão).  

Além das mudas, a Associação dos Comunitários do Angelin,  que conta com 65 produtores, recebeu os equipamentos agrícolas como despolpadeiras, dois trituradores, três microtratores e três roçadeiras por meio do Fundo de Promoção Social (FPS).  “Nós já participamos de três projetos, ganhamos máquinas, caminhões, tratores, para ir trabalhar na terra. Nós saímos de um patamar lá embaixo e fomos para bem alto” disse o presidente da associação, César Santiago. 

Wilson Lima também assinou o Termo de Contrato de quatro empresas moveleiras que irão fornecer móveis para o Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove), por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). 

Ao todo, a cidade recebeu a cota no valor de mais de R$ 200 mil. Cerca de 24 empregos de forma direta e 120 empregos de forma indireta serão gerados por meio do Promove no município. 

Na ocasião, também foi entregue uma lancha à Prefeitura de Novo Airão. A embarcação é equipada com tecnologia de ponta e atende a padrões rigorosos de segurança, tornando-se uma ferramenta fundamental para enfrentar eventuais situações de risco e calamidades naturais. 

Crédito para produtores

Por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), o estado também beneficiou produtores rurais com linha de financiamento de R$ 62,9 mil, por meio da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam). A Afeam também promoveu a remissão de dívidas de produções rurais do município. 

Deixe um comentário