Você está visualizando atualmente Em Parintins, governador Wilson Lima inaugura primeiro espaço de lazer exclusivo para autistas no Amazonas

Em Parintins, governador Wilson Lima inaugura primeiro espaço de lazer exclusivo para autistas no Amazonas

Em Parintins, governador Wilson Lima inaugura primeiro espaço de lazer exclusivo para autistas no Amazonas

O governador Wilson Lima inaugurou, na sexta-feira (22), o primeiro centro de lazer 100% adaptado para receber pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Espaço Anjo Azul é um anexo do Instituto Autismo de Parintins Isadora Tupinambá (Iapin), e foi projetado com base na demanda dos pacientes e seus familiares, com investimento de R$ 400 mil.

E estrutura foi projetada para atender mais de 670 famílias de pessoas com TEA no município. A iniciativa é uma forma de garantir os direitos das pessoas com deficiência para acesso ao lazer. O local dispõe de um espaço sensorial, parque lúdico, quadra de areia, redário, varanda, piscina e circuito sensorial.

A titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, destacou a importância da iniciativa para a saúde e bem-estar da população autista de Parintins. ”Hoje, nós estamos inaugurando o Espaço Anjo Azul, oriundo de três emendas parlamentares do deputado Roberto Cidade. É o primeiro espaço, aqui em Parintins, de lazer para crianças que têm o Transtorno do Espectro autista, é um anexo do Instituto Isadora Tupinambá”, explicou.

Além de funcionar como um parque para lazer e convivência das famílias, o Espaço Azul também vai ofertar terapias com o uso da piscina, como natação e hidroginástica, que ajudam a desenvolver a autonomia e coordenação motora de pessoas autistas. A prática em ambiente aquático também é importante aliada para desenvolver outros estímulos sensoriais.

O local recebeu recursos do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com a execução da Emenda de Bancada do União Brasil, de autoria do deputado estadual Roberto Cidade, em 2023. A obra foi iniciada em julho do ano passado, com o início do Termo de Fomento 026/2023.

Pai atípico, Jucenildo da Silva levou o pequeno Sebastian, de 3 anos, para a estreia do local. “A gente necessita de um espaço como este, onde elas possam ser bem recebidas, bem tratadas, ter um ambiente adequado para elas e que entenda o lado delas é muito gratificante. Como pais e mães atípicos, vejo que muitos não têm um espaço como este para socializar com seus filhos. Querendo ou não, ainda temos uma sociedade que olha diferente para essas crianças, então é importante um espaço como este”, ressaltou.

Assistência e inclusão

Garantindo a inclusão e os direitos das Pessoas com Deficiência (PcD), o Governo do Amazonas entregou, ainda, 12 cadeiras de rodas para a população. A solicitação atende crianças e adultos com deficiências físicas e intelectuais, auxiliando na mobilidade e maior autonomia deles e de suas famílias.

A dona de casa Dayane Azevedo, 41, comemorou o fato da filha, Zaiene Azevedo, ser contemplada com o equipamento aos 17 anos. “Vai melhorar muito. Ela está grande agora e eu não consigo mais carregá-la.  Com a cadeira de rodas vai ser uma forma de me locomover com ela, para sair, passear porque ela tem vontade de sair, mas como eu não podia carregar ela, a gente não ia”, ressaltou a mãe.

Ao todo, foram seis unidades do modelo postural, com encosto anatômico e suporte para o tronco; e oito do modelo universal, com apoio de braços e pés rebatíveis e desmontáveis.

Na ação, também foram entregues cinco carteiras de identificação da Pessoa com Deficiência (CiPcD), que substitui o laudo médico e garante acesso prioritário a diversos serviços. Além de três carteiras do Passe Legal e seis unidades da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

Deixe um comentário