Você está visualizando atualmente Enfermaria de campanha do Delphina Aziz irá para outros estados

Enfermaria de campanha do Delphina Aziz irá para outros estados

Enfermaria de campanha do Delphina Aziz irá para outros estados

A enfermaria de campanha montada pelo Exército Brasileiro na área externa do Hospital Delphina Aziz será desmobilizada nos próximos dias. A estrutura vai ser deslocada, a pedido do Ministério da Defesa, por meio do Comando Conjunto da Amazônia, para auxiliar outros estados brasileiros em situação mais crítica que o Amazonas, tendo em vista a redução na taxa de ocupação de leitos no estado e o aumento em outras partes do Brasil.

A unidade de campanha de 57 leitos clínicos foi ativada no final de janeiro, durante a fase mais aguda da pandemia no Amazonas, para dar suporte ao hospital de referência para o atendimento de casos da Covid-19, Delphina Aziz, numa parceria entre o Governo do Amazonas, o Ministério da Defesa e o Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, ressaltou que, no momento, o estado está numa fase de equilíbrio entre oferta e demanda de leitos e, por isso, é possível deslocar a estrutura volante para outros estados da federação.

A taxa de ocupação de leitos clínicos no Amazonas estava em 62% nesse domingo (28/03), mesmo com a disponibilização de 36 leitos clínicos e nove Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para os estados de Rondônia e Acre, pela operação Gratidão.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) já trabalha no planejamento visando a desmobilização da estrutura. A orientação é que a unidade não receba mais pacientes. Haverá uma otimização do uso dos leitos que estão ociosos no Delphina Aziz para atender a demanda atual, que está em queda no estado. Dos 286 leitos de enfermaria do hospital, 83 estavam livres no domingo.

Plano de Contingência

O Hospital de Combate à Covid-19 Nilton Lins, outra unidade de referência no estado, tinha taxa de ocupação em 31% no domingo e 54 dos seus 80 leitos de enfermaria estavam vazios.  Na atualização do Plano de Contingência, a unidade, concentrará, junto com o Delphina Aziz, as internações no momento de baixa da Covid-19, liberando os prontos-socorros João Lúcio, 28 de Agosto e Platão Araújo para outras necessidades de internações que estão em alta.

Deixe um comentário