Você está visualizando atualmente Envira, um caso de sucesso contra Covid-19

Envira, um caso de sucesso contra Covid-19

Envira, um caso de sucesso contra Covid-19

Nos 11 meses de pandemia, o município de Envira, com população em torno de 20,3 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE para o ano de 2020, registrou apenas duas mortes causadas por complicações da covid-19, de um total de 9.285 óbitos registrados em todo o Estado. E dos 285.100 casos confirmados até o dia 9 de fevereiro, Envira teve apenas 1.295 pessoas infectadas. Tornando o município o maior caso de sucesso contra a Covid-19.

Estes números são explicados pela ativa do Ministério Público do Amazonas (MPAM), representado pela promotora de Justiça Priscilla Carvalho Pini, com vários procedimentos instaurados, recomendações feitas e contato direto com as autoridades sanitárias e de saúde locais.

Segundo a promotora, a situação está sob controle. Envira foi a última cidade do Amazonas a apresentar caso positivo de Coronavírus, sendo que diversos fatores podem ter contribuído: isolamento geográfico, medidas preventivas, atuação integrada entre Ministério Público, Polícia Militar e Polícia Civil, Município, dentre outros.

O funcionamento de uma UBS para atender apenas casos suspeitos foi uma medida adotada interessante. A UBS Maria Bastião, situada no centro, recebe apenas pacientes que estejam com suspeita de COVID.

E, apenas em casos mais graves, há o encaminhamento para o hospital local, em ala específica. O Ministério Público realizou inspeção na referida UBS e no Hospital Evaristo Rates há cerca de dois meses, tendo também visitado a secretaria de saúde, farmácia e local de acondicionamento de EPIs.

As medidas preventivas, até o momento, bem como o atendimento precoce, dentre outras, contribuem para a baixa taxa de mortalidade até o momento.

Deixe um comentário