Você está visualizando atualmente Escolas de samba do Grupo Especial de Manaus encerram apresentações do Live Carnaval 2022

Escolas de samba do Grupo Especial de Manaus encerram apresentações do Live Carnaval 2022

Escolas de samba do Grupo Especial de Manaus encerram apresentações do Live Carnaval 2022

As oito escolas de samba que integram o Grupo Especial do carnaval amazonense encerraram, na noite deste sábado (19), a Live do Carnaval 2022, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O evento ocorreu no formato de live, em área reduzida do Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, zona centro-oeste de Manaus.

As apresentações contaram com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Governo do Amazonas, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e TV Encontro das Águas (YouTube e Facebook); além da TV A Crítica, em canal aberto.

Neste sábado, apresentaram-se as seguintes agremiações: Vila da Barra, Primos da Ilha, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade, Mocidade Independente de Aparecida, A Grande Família, Unidos do Alvorada e Vitória Régia. Os desfiles iniciaram às 20h e seguiram até a madrugada de domingo (20/03).

De acordo com o titular da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, tanto artistas como público em geral aprovaram o formato da folia deste ano, que movimentou economicamente o setor.

“Acima de tudo há a necessidade de nós fazermos essa retomada da economia da cultura, com a determinação do governador Wilson Lima para promovermos a geração de trabalho e renda”, disse Apolo.

Com a flexibilização dos protocolos de segurança contra Covid-19, 3 mil foliões puderam acompanhar a apresentação presencialmente, com entrada gratuita.

“O decreto já nos permitiu receber público, todos devidamente vacinados, portando a carteira de vacinação mostrando o esquema vacinal completo contra a Covid-19”, acrescentou o secretário.

O evento contou com efetivo da Polícia Militar para garantir a segurança de quem esteve no Sambódromo e nas proximidades, além de guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

*Retorno* – A presidente da escola de samba Primos da Ilha, Rejane Medeiros, ressaltou que o espetáculo contribui com a economia doméstica de famílias que dependem da festa.

“Significa muito, principalmente para aquelas pessoas que dependem desse momento financeiramente. Com a ajuda do Governo do Estado nós conseguimos fomentar essas pessoas, que estão ressurgindo das cinzas depois de dois anos parados, sofrendo com várias perdas”, observou.

Para o vice-presidente de Harmonia da Andanças de Cigano, Milton Bezerra, a alegria que o Carnaval proporciona também é fundamental, depois dos momentos difíceis ocasionados pela pandemia de Covid-19.

“Durante praticamente dois anos parados a gente fica muito triste. Isso aqui é um espetáculo cultural, depois de um momento tão triste a gente está gerando um pouco de alegria para o nosso povo”, considerou Milton.

Além das escolas deste sábado, as agremiações dos grupos de Acesso A e B também se apresentaram na Live do Carnaval 2022, respectivamente, na quinta e na sexta-feira (17 e 18/03). As apresentações foram transmitidas pelas redes sociais do Governo do Amazonas, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e TV Encontro das Águas (YouTube e Facebook).

Deixe um comentário