Você está visualizando atualmente Ex-missionário evangélico da Amazônia é nomeado por Moro para coordenar a FUNAI

Ex-missionário evangélico da Amazônia é nomeado por Moro para coordenar a FUNAI

Ex-missionário evangélico da Amazônia é nomeado por Moro para coordenar a FUNAI

O Ministério da Justiça e Segurança Pública nomeou o pastor evangélico Ricardo Lopes Dias para o cargo de coordenador-geral de Índios Isolados e de Recente Contato da Diretoria de Proteção Territorial da Fundação Nacional do Índio (Funai). A nomeação é assinada pelo secretário executivo da pasta, Luiz Pontel de Souza, e está formalizada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, (5).

A indicação para chefiar a área foi alvo de nota de repúdio da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e diversas outras organizações não governamentais. A Defensoria Pública da União (DPU) cobrou explicações da Funai e também manifestou “preocupação com as movimentações que podem indicar mudanças nas políticas públicas de proteção aos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato”.

Na nota, a Coiab argumentou que o País estará sujeito a “crimes de genocídio e etnocídio que serão cometidos contra os nossos parentes isolados e de recente contato, caso se concretize a nomeação de uma pessoa ligada às atividades de proselitismo religioso para o setor da Funai que atua com esses nossos parentes”.

O Direto ao Ponto consultou o deputado Silas Câmara (PRB-AM), se ele estava de acordo com esta nomeação, mesmo tendo protesto de ongs ligadas a proteção dos povos indígenas. O parlamentar foi curto e direto.

“Não tenho conhecimento dessa nomeação, mais se tiver currículo e estiver à altura da função, não vejo problema”, informou o parlamentar que é presidente da Frente Parlamentar Evangélica na Câmara dos Deputados.

Ricardo Lopes Dias já foi ligado à MNTB e atuava como missionário, evangelizando índios na região da terra indígena Vale do Javari, no Amazonas. Trata-se de uma das maiores reservas demarcadas do País, com mais de 8 milhões de hectares e que concentra o maior número de registros de povos indígenas isolados em todo o mundo.

Para o senador pelo Amazonas, Plínio Valério (PSDB) que é membro titular da Comissão de Meio Ambiente (CMA) no senado, disse que esta questão é polêmica e que acha que a nomeação é discutível.

“Acho que para contactar com os índios tem que ser algo mais amplo e que não seja tão passional e que tenha lado. Acho que o evangelizador, principalmente de determinada denominação, ele tem lado. A gente poderia designar como antigamente a figura do indigenista que é o pacificador, conversador e negociador”, salientou o senador que disse se o papel for evangelizar está legal.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, pode ser convocado na Câmara dos Deputados para explicar mudanças na Funai. Um requerimento foi apresentado pelo deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP) para as Comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável.

O pedido ocorre após a nomeação do ex-missionário evangélico na Amazônia, Ricardo Lopes Dias, como coordenador-geral de Índios Isolados e de Recente Contato da Diretoria de Proteção Territorial da Fundação Nacional do Índio (Funai). ONGs reagiram contra a indicação de Ricardo para o cargo.

Deixe um comentário