Você está visualizando atualmente Falsa notícia de morte por superbactéria por ingestão de açaí, acende alerta sobre ‘fake news’

Falsa notícia de morte por superbactéria por ingestão de açaí, acende alerta sobre ‘fake news’

As autoridades de saúde da capital Amazonense foram surpreendidas na última terça-feira (17), com o surgimento de rumores em diversas redes sociais, grupos de WhatsApp e até portal de notícia sobre a morte de um aluno da rede de ensino particular da capital, por supostamente ir à óbito por contrair superbactéria após consumo de açaí.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) esclarece que não há registro de óbito ou pacientes internados por contaminação de açaí ou sushi em Manaus.

A FVS-AM informa que a investigação epidemiológica do caso aponta que o paciente em questão faleceu em decorrência de possível pancreatite aguda. Enquanto a irmã continua internada para tratar o diagnóstico de celulite submandibular, que não tem associação com o caso do irmão.

A família informou durante a investigação que não consumia açaí nem sushi há um mês. Segundo eles, a origem do boato é desconhecida por eles, uma vez que em nenhum momento foram mencionadas entre eles palavras como “superbactéria”, “açaí” e “sushi”.

Alerta

A Fundação de Vigilância alerta a população em geral para evitar o compartilhamento de mensagens e áudios nos quais não há identificação da fonte da informação.

Para a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, as notícias falsas, conhecidas por “fake news”, se tornam, na área de saúde pública, um gravíssimo problema, pois elas podem estimular práticas e comportamentos autodestrutivos e têm potencial de atingir muitas pessoas, gerando pânico na população.

“Com frequência somos bombardeados com inúmeras informações, no entanto, é necessário ser crítico, questionar, não compartilhar se não tem certeza, checar outras fontes. Cada cidadão tem um papel importante no combate à informação falsa”, afirmou Rosemary.

A diretora-presidente da FVS-AM acrescenta que as “fake news” são algumas vezes mais populares do que a notícia correta. E é preciso atenão e cuidado na hora de compartilhá-las.

Deixe um comentário