Você está visualizando atualmente Festival de Parintins 2020 acontecerá 6 a 8 de novembro

Festival de Parintins 2020 acontecerá 6 a 8 de novembro

Festival de Parintins 2020 acontecerá 6 a 8 de novembro

O Festival Folclórico de Parintins acontecerá nos dias 6,7 e 8 de novembro neste ano, segundo informaram os presidentes do Boi Caprichoso e Garantido, Jender Lobato e Fábio Cardoso, respectivamente, em suas redes sociais, no início da tarde desta sexta-feira (10). O evento será aberto ao público, com todas as medidas de segurança que forem determinadas pelas autoridades sanitárias.

Inicialmente, o evento aconteceria, este ano, nos dias 26, 27 e 28 de junho, mas acabou adiado por conta da pandemia do novo coronavírus. Conforme Lobato, os projetos artísticos dos bois já estão prontos. A data de novembro foi escolhida em decorrência da queda dos efeitos da pandemia no estado do Amazonas. “Em novembro, com toda a certeza viveremos outra realidade, então, após inúmeras rodadas de conversas com especialistas, programamos para esse mês, que é uma data segura para realizarmos o festival”, afirmou.

O presidente do Garantido lembrou que o evento é a principal atividade financeira do município e uma das principais do Amazonas, o que o torna necessário para a sobrevivência da cidade como um todo. “Eu acredito que este será o festival da
superação, sendo muito especial a todos”, disse.

Jender Lobato destacou que o evento ocorrerá dentro de um contexto de muita responsabilidade. “Não podemos colocar em risco tanto os nossos artistas, quanto o público, então estamos tomando todas as medidas necessárias para que possamos brincar em paz e fazer com que o festival seja um sucesso, porque as pessoas estão com saudade”, afirmou.

Visto que os projetos dos bois já estão prontos, o próximo passo da produção é a execução dos planejamentos, que está programada para o início de setembro.

Cuidados sanitários

A adoção de medidas de segurança especificas na data para realização do evento, como o uso obrigatório de máscara, dependerá as determinações das autoridades sanitárias.

A não realização do Festival de Parintins acarretaria num prejuízo econômico município que demandaria de cinco a seis anos para recuperação, sustentam os presidentes. Dependendo da edição, o evento movimenta entre R$ 50 a R$ 80 milhões. Os ensaios continuarão a transcorrer no formato de transmissão por live. A abertura de bares e restaurantes ocorrerá de forma reduzida, adequada às exigências adotadas pelas autoridades na data de realização do evento.

Nota do Governo

Em nota o Governo do Estado do Amazonas afirmou que só vai se pronunciar sobre a realização do Festival de Parintins após receber parecer das autoridades sanitárias, as únicas capazes de avaliar os riscos da exposição da população à Covid-19 em eventos do porte da festa popular.

O Governo do Estado entende a relevância do evento para os habitantes de Parintins, de todo o Amazonas e do Brasil, enquanto manifestação cultural e geradora de renda, mas não é possível que tal decisão seja tomada sem o embasamento científico necessário que assegure o maior bem que todos temos: a vida.

Fonte: Portal Beiradão

Deixe um comentário